Como deve saber, a Sony está a planear lançar uma consola portátil focada no streaming de conteúdo pela Internet, de forma a aproveitar a loucura do mundo mobile pelo Gaming de alta definição. Porém, apesar de interessante, é também uma aposta que tem vindo a ser criticada, pelo facto de esta consola (Q-Lite) não ser bem peixe, nem carne… É uma invenção que podia ser muito mais.
A Sony podia lançar uma consola a sério, capaz de jogar os mesmos jogos da PS5, e claro, ao mesmo tempo que vinha com as mesmas exatas capacidades de streaming de jogos a partir da nuvem. Deveria ser também uma consola aberta ao mercado, com a capacidade de receber outros sistemas operativos. Sabe porquê? Porque até a Microsoft está tentada a apostar neste mundo, ao levar uma versão mais especializada do Windows, para as cada vez mais numerosas consolas a chegar a este espaço.
Até a Microsoft quer apostar nas consolas portáteis!
Portanto, ao que tudo indica, a Microsoft está a adaptar o Windows 11 para este novo mundo do gaming mobile a partir de consolas dedicadas. Um sistema operativo mais leve, mais compacto, e claro, super otimizado, para permitir que os jogadores a sério consigam ter acesso a toda a sua biblioteca de jogos, possibilitando a instalação de todas as plataformas, num único sítio (Steam, Epic Games, EA Play, PC Game Pass, etc..)
Por enquanto, este projeto é mais brincadeira, do que algo realmente sério. Mas… Se tiver potencial, não será de todo difícil ver a Microsoft a apostar neste mundo. Especialmente se for capaz de retirar alguns dividendos do lançamento. Consegue imaginar, na loucura, ver uma Xbox portátil? Seria incrível ver a Microsoft a apostar naquilo que a Sony parece ter agora algum medo de se aproximar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!