Ataque de ransomware a hospital alemão mata um paciente!

Uma pessoa em risco de vida faleceu devido a um ataque de ransomware a um hospital. Assim, a razão é simples de explicar. Teve de ser encaminhada para um hospital mais distante. Isto mostra o quão perigoso qualquer ataque pode ser, mesmo que pareça inofensivo. Realmente pode colocar vidas em risco. Mas vamos explicar como tudo aconteceu e como levou à morte do paciente.

Ataque de ransomware a hospital alemão mata um paciente!

No dia 10 de setembro, o hospital da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, sofreu um ataque de ransomware. Isto depois de um grupo de utilizadores mal-intencionados terem explorado uma vulnerabilidade num software comercial usado em todo o mundo. Assim, algo que não é muito difícil de acontecer.

ransomware hospital

Com os sistemas de TI interrompidos, o hospital anunciou que os tratamentos planeados e o atendimento de emergência não poderiam ocorrer no hospital.

A imprensa alemã relata que a polícia contactou os operadores de ransomware através das instruções na nota de resgate e explicou que o alvo era um hospital. Assim, nessa altura os responsáveis retiraram o pedido de resgate e deram uma chave que permite voltar a ter acesso aos dados.

Desde que recebeu a chave, o hospital tem restaurado também aos poucos os sistemas.

Entretanto, a NTV relata que um paciente em risco de vida foi encaminhado para um hospital mais distante. Isto depois do hospital da Universidade de Dusseldorf ter cancelado os serviços de emergência.

Essa interrupção levou o paciente a receber cuidados uma hora depois, o que pode ter levado à morte.

Devido à morte do paciente, os promotores alemães estão a investigar o ataque de outra forma. Neste caso como um homicídio negligente.

Estes ataques a hospitais acontecem. Mas não são muito frequentes! De facto, muitos criminosos não atacam estas instituições e quando acontece cedem a chave de desbloqueio.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também