Inicio Especiais Ataque ao Facebook expõe informação de 50 milhões de utilizadores

Ataque ao Facebook expõe informação de 50 milhões de utilizadores

Ataque ao Facebook – Foi anunciado hoje, um ataque à sua base de dados do FB que acabou por afetar os dados de 50 milhões de utilizadores.

A rede social Facebook, descobriu este ataque na quinta-feira e contactou de imediato o FBI!

Aparentemente, esta vulnerabilidade permite aos atacantes tomar controlo de uma ou mais contas! Por isso, como precaução, o Facebook fez ‘log-out’ a mais de 90 milhões de contas potencialmente comprometidas.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse publicamente:

ataque ao facebook

  • “Isto é um problema muito sério de segurança, e por isso estamos muito atentos a todos os acontecimentos.”

Dito isto, os atacantes exploraram vulnerabilidades existentes na funcionalidades do Facebook “Ver Como“, conseguindo permissões de acesso especiais, que posteriormente foram usadas para roubar algumas contas alvo.

O Facebook já anunciou que as vulnerabilidades foram corrigidas durante a noite de quinta feira!

Contudo, a rede social decidiu desativar a funcionalidade mencionado em cima às 50 milhões de pessoas afetadas, bem como a mais 40 milhões de pessoas que já a utilizaram no passado.

ataque ao facebook

Dito isto, um porta-voz da empresa foi incapaz de confirmar se este ataque está relacionado com a ameaça de um ‘hacker’ de apagar a conta de Mark Zuckerberg feita num livestream ontem.

Ataque ao Facebook – Guy Rosen, VP de gestão de Produtos da empresa disse:

“Este ataque explorou as várias iterações complexas de vários problemas no nosso código. Mas veio de uma mudança que fizemos à nossa funcionalidade de ‘upload’ de vídeos em Julho de 2017, que teve impacto na funcionalidade ‘Ver Como’.

Os atacantes não tiveram apenas de encontrar a vulnerabilidade e usá-la para ganhar permissões de acesso. Como também tiveram de tirar proveito dessa mesma conta para conseguir permissões para entrar noutras contas.”


  • Mas tenham calma, não há necessidade de mudar passwords.” – Salientou o gestor.

Com a investigação em curso, nem o Facebook nem as autoridades sabem quem está por detrás deste ataque… Qual é a sua origem, ou se houve algum acesso a dados pessoais.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

(IPTV Pirata) Operação Evil-Web! Um novo ataque às redes de IPTV

As autoridades Italianas continuam a sua feroz luta contra o IPTV Pirata! - Desta vez na forma da operação Evil Web, que levou a...

Estes são os jogos que vão acompanhar a PS5 no lançamento!

Lançamento PS5: Como deve imaginar, no mundo tecnológico atual, lançar uma consola poderosa e inovadora não chega... Especialmente quando chegam às prateleiras com um...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Afinal… Resident Evil 8 vai sair para a PS4 e Xbox One!

Pois bem, depois de vários rumores a falar de um cancelamento da versão PS4 e Xbox One do novo Resident Evil Village... Parece que...

Huawei P Smart 2021: o best seller está de volta por 229 Euros

A gama Huawei P Smart tem sido muito bem recebida na Europa. Claro que um dos fatores principais para que isto aconteça é a...