Asus Zenfone Zoom S – A melhor câmara para ter no bolso?

3834
0
Share:

Recentemente testámos na Leak um equipamento da Asus muito centrado na fotografia e onde nos referimos essencialmente aos elementos mais técnicos. O teste pode ser lido aqui. Hoje vamos olhar para o Asus Zenfone Zoom S do ponto de vista de quem adora a fotografia.

Não é de tirar o valor técnico à máquina. A excelente capacidade de bateria permite que tenha sempre uma máquina fotográfica disponível no bolso. Mesmo numa viagem longa onde tentamos poupar a energia do telemóvel para outras aplicações ou mesmo GPS.

Tecnicamente duas câmaras traseiras com aberturas diferenciadas é um truque interessante, mesmo que não seja único. Aliar isto a uma estabilização óptica de imagem, além da digital, é um excelente ponto de venda. Isto e ainda um zoom óptico de 2.3x, e digital até 10x.

Ou seja temos uma câmara de um telemóvel de 800 euros, ou melhor, num telemóvel de 500 euros. Mas como se porta esta máquina no terreno?

Asus Zenfone Zoom S: O primeiro teste

Um dos testes que gosto de fazer quando tenho nas minhas mãos um equipamento fotográfico novo é ir para a campo aberto, escolher um sítio com grande variação de cor e detalhes, e simplesmente tirar uma foto em modo automático.

Sem grandes preocupações com focos, enquadramentos ou afins. Apenas apontar e disparar. Neste caso o resultado foi muito satisfatório. Os verdes apresentam uma boa variação. A saturação nada exagerada permitiu um tom azul vivo. E a quantidade de detalhes com mínimo ruído é de longe uma mais valia.
Foto Asus Zenfone Zoom S Campo Grande

Da rua para um espaço fechado

Uma vantagem de ser o pai de um rapaz fantástico de dois anos é a liberdade para me enfiar no Espaço Lego com ele. E aí ao contrário da rua a luz é tudo menos perfeita. As cores totalmente naturais da rua são substituídos por amarelos, vermelhos e verdes que facilmente colocam em cheque os sensores que se fiam demasiado em software.

Ora as cores são demasiado puxadas para um lado ora para o outro. E facilmente tirar uma fotografia decente e rápida, enquanto uma criança de dois anos corre entre peças de felicidade, passa a ser um problema.

De repente olho para uma piscina de Lego. Cheia de um desses mares de cores e pormenores que procurava. E sacando do Asus Zenfone Zoom S sai um disparo rápido. Resultado bem mais focado do que esperava, e com cores realmente equilibradas.

Normalmente neste tipo de foto, com o software a tentar puxar cada cor ao mesmo tempo, acaba por suavizar demasiado as fotos. Parecendo um pouco “lavadas”. Esse efeito aconteceu, e claramente que as cores não estão tão vivas como poderiam ser. No entanto estão melhores do que a maioria dos telemóveis consegue fazer. E que com um pequeno toque no Snapseed, ou programa semelhante, recuperará facilmente a vida.

Foto Lego AsusZenfone Zoom S

Asus Zenfone Zoom S: O trunfo do Zoom Óptico e estabilização no digital

Próximo passo testar o afamado e propalado Zoom do Asus Zenfone S Zoom. Nada de muito complicado, para ser um teste mais próximo de uma situação a acontecer na rua e que não nos podemos aproximar logo para tirar uma foto mais cuidada.

Devo avisar que não tenho as mãos mais firmes do mundo no momento de fotografar. Para piorar a situação resolvi ligar o modo HDR. Já que era para também testar a estabilização, nada melhor.

O resultado foi bastante agradável como podem ver abaixo. Nas três fotos tiradas do mesmo sitio, sem zoom, com o zoom óptico (2.3x) e com 10x de Zoom. Focadas e sem perder muito detalhe. O foco foi feito sempre na escultura da Vaca da imagem.

Asus Zenfone Zoom S: Uma foto mais cuidada e o uso do RAW

Mas nem tudo são fotografias rápidas, e pouco cuidadas. Uma das coisas bastante interessantes neste Asus Zenfone Zoom S é a permissividade fotografar quase num modo manual. E em formato RAW, que apesar de não fazer a foto ficar logo pronta para colocar numa rede social, dá uma enorme liberdade criativa.

Sentei-me num café, pedi um dos meus temas favoritos para fotografar, um espresso. Próximo passo enquadrar o objecto. Ligar o modo manual, activar o RAW, e durante uns minutos fazer uns disparos de teste. Uns com mais tempo de exposição. Mais ou menos abertura para efeitos de desfocagem, e neste caso optar por tentar focar ao máximo toda a cena.

No fim premir o botão. Três vezes para escolher a melhor, vantagens do digital, e passar para o Snapseed para ainda no telemóvel revelar um RAW, tornando-o uma imagem final e pronta para partilhar. É este o resultado, que me satisfez bastante.

Foto RAW Asus Zenfone Zoom S

Detalhes de uma foto rápida

As fotografias cuidadas são fortes nesta máquina. Mas nada bate o poder de estar a fazer algo e de repente tirar uma foto em modo automático. Isto acontece numa fracção de segundo, e a perfeição como coloca as cores bastante bem. Foi o que fiz, apontei para o primeiro objecto ao lado da mesa do café e tirei esta foto.

E agora em casa, apenas usando o Google Photos, alguns retoques tornam num disparo aleatório de menos de um segundo numa fotografia engraçada.

A altura de levar a máquina ao limite

Na rua a câmara comporta-se lindamente. Detalhes com fartura, cores bem apuradas e focos rápidos. Mesmo em espaços fechados, desde que bem iluminados, os brancos são bem alinhados, as cores nítidas e muitos detalhes.

O modo de disparo manual permite muitos ajudes, e claramente colocar as fotos noutro patamar. Como levar a câmara ao extremo?

De repente olhei para uma mini figure de Tyrion Lannister, de Game of Thrones, e pensei, será engraçado uma foto com ele. Mas em vez de tentar tirar a foto de dia, ou iluminar bem a cena, resolvi fazer o oposto.

Esperei pela noite, e a única luz que deixei ligada foi a uns 3-4 metros, e fraca. Fui obrigado a aumentar o tempo de exposição, para valores elevados, aumentar o ISO, e fazer um disparo com foco cem por cento manual. Este disparo teve uma exposição de meio segundo, ISO 200. E infelizmente não tinha nenhum tripé que me permitisse fixar o telemóvel decentemente. Apenas o mantive encostado à mesa para tentar alguma estabilidade.

O resultado à esquerda é sem qualquer tipo de tratamento. O esbater das cores acaba por ser natural nestas condições. Mas mesmo nestas condições extremas depois de ligeira correcção de cores, apenas usando o Google Photos, fica já aceitável. O ruído no entanto existe, mas não seria fácil fazer muito melhor com um telemóvel. E mesmo com câmaras baratas dedicadas seria ainda mais difícil.

Fotografar o que se come? Nota máxima

Bem sei que nem toda a gente gosta de fotografar o que come. Ou que até não gosta mesmo que o façam. Mas eu, como tantos outros, gosto. E infelizmente nem sempre trago comigo a minha máquina fotográfica, por isso o telemóvel acaba por ser responsável pela maioria das fotos de comida que tiro.

Além disso para quem tenha vergonha de o fazer acaba por ser sempre um extra. Nisso este telemóvel foi o melhor que testei até hoje. Rápido a focar, inúmeros detalhes, e em qualquer condição de luz causa um brilharete. Então quando esta bate directa num líquido, seja ele bebida ou azeite/oléo no prato o resultado é muito forte.

Todas as fotos abaixo não têm qualquer tipo de edição, fora o corte, e não teria vergonha de as colocar num blog. E então no Tripadvisor, Zomato ou afins, menos ainda.

Retrato

Já prestes a entregar o telefone de volta fui a Alvalade ver a bola com amigos. A falar com um deles sobre o potencial deste equipamento para tirar fotografias que dariam fotos de perfil perfeitas o desafio surge: tira-me uma foto para mandar lá para casa.

Colocado o telemóvel no modo de retratos. Abertura mais baixa que o telemóvel permite, e com uma mão ocupada a segurar uma imperial das roulotes tira-se esta foto. Sim, a mão não estava estável. Muito menos se perdeu grande tempo com focagens. Mas o resultado não podia ser mais satisfatório.
Retrato Asus Zenfone Zoom S

Conclusão

Lembro-me de um dia estar em conversa com um fotografo profissional e perguntar-lhe qual a melhor câmara que podia comprar para me iniciar no mundo da fotografia. Disse-me ele na altura que a melhor câmara que se pode ter, é aquela que se tem à mão no momento em que a cena perfeita aparece.

Com a combinação de um zoom interessante, lentes criativas e bem estabilizadas, aliadas a um telemóvel com uma bateria de dimensão completamente acima da média, o Asus Zenfone Zoom S pode bem ser a câmara perfeita para qualquer um de nós. Porque vai estar sempre no nosso bolso e com uma capacidade bem acima da média.

Câmara9.9
Com a combinação de um zoom interessante, lentes criativas e bem estabilizadas, aliadas a um telemóvel com uma bateria de dimensão completamente acima da média, o Asus Zenfone Zoom S pode bem ser a câmara perfeita para qualquer um de nós. Porque vai estar sempre no nosso bolso e com uma capacidade bem acima da média.
9.9
Reader Rating: (2 Rates)8.4
Share:

Dê a sua opinião