Asus ZenFone Zoom S: Câmara dupla a um preço convidativo

80727
0
Share:

Quando pensamos em equipamentos com configuração de câmara dupla lembramo-nos de imediato de diversas marcas, sendo que até ao momento a ASUS não era uma delas. No entanto tudo mudou quando este fabricante resolveu mostrar ao mundo um equipamento que aposta sobretudo nas capacidades fotográficas para conquistar os consumidores. Será que o Asus ZenFone Zoom S cumpre bem esta tarefa? É a esta e outras questões que vamos responder nas próximas linhas.

Design

A nível do design o novo Asus ZenFone Zoom S não tem muitas semelhanças com os modelos anteriores da linha Zenfone 3. Na realidade apresenta um design totalmente novo e mais na linha do que podemos encontrar nos outros equipamentos de topo. Tem um aspecto mais minimalista e adequa-se ao que os consumidores esperam obter atualmente de um smartphone.

Na parte frontal destaca-se claro o ecrã, com a câmara frontal na parte superior e os botões de navegação na parte inferior do dispositivo.

Na parte traseira, fabricada em metal, destaca-se na parte superior a câmara dupla, o duplo flash LED e o sensor de impressões digitais. A título comparativo podemos afirmar que a parte traseira nos faz lembrar muito a do Huawei P10 Plus que também nos agradou.

No lado direito estão presentes o botão de ligar e desligar o equipamento e ainda os habituais controlos de volume.

Na parte inferior do dispositivo encontramos a porta USB-C para carregamento (ou para fornecer energia a outro) e ainda a saída para auscultadores.

Este equipamento pesa cerca de 170 gramas o que é bastante positivo, especialmente se considerarmos que tem uma bateria de 5.000 mAh. É que muito equipamentos semelhantes com o mesmo tipo de bateria pesam cerca de 200 gramas.

O Ecrã

O ecrã é logo à partida o elemento que mais se destaca no ASUS ZenFone Zoom S. Tem 5.5 polegadas é AMOLED e disponibiliza uma resolução de 1920×1080 pixéis. A isto junta-se uma luminosidade de 500 nits.

Em termos práticos e se estão familiarizados com os modelos da Samsung, podemos dizer-vos que é a mesma capacidade de brilho que encontram no Samsung Galaxy S7, o que sem dúvida é muito positivo. A estas caraterísticas mais técnicas junta-se a resistência, assegurada pelo vidro Corning Gorilla Glass 5 2.5D. Na prática isto pode significar que o video consegue resistir a 80% das quedas em superfícies extremamente rígidas quando cai de uma altura de 1,6 metros.

Após utilizarmos este equipamento durante alguns minutos percebemos de imediato que exibe uma temperatura de cor quente. De facto, tudo é perfeito ao nível do ecrã.

Processador, memória e armazenamento

O ASUS ZenFone Zoom S vem com um processador Qualcomm Snapdragon 625 que chegou ao mercado em Fevereiro de 2016 e que já havia sido utilizado no Zenfone 3 com bons resultados. Foi o primeiro da série 600 a ser produzido com tecnologia de 14nm, o que garante uma enorme eficiência e disponibiliza 8 núcleos Cortex A53 que operam a 2.0 GHz. É certo que os A53 não são os mais poderosos do mundo, mas têm fama de funcionarem bem e garantirem um bom desempenho mesmo nas tarefas mais intensivas.

Ao processador juntam-se 4GB de memória e 64 GB de capacidade de armazenamento.

As câmaras

E eis que chegamos a um dos pontos de honra deste equipamento: – as câmaras. Esta é aliás uma tendência dos equipamentos modernos. Aspetos como o simples desempenho, ou funcionalidades extra, estão a ser ultrapassados pela câmara que se quer sempre com a maior qualidade possível.

O ASUS ZenFone Zoom S vem com uma configuração de câmara dupla – ambas com 12 megapixéis. A principal utiliza um sensor de imagem Sony IMX362 juntamente com uma lente de seis elementos com uma abertura de f/1.7. É assistida por um sistema de estabilização ótica de imagem de 4 eixos e pela tecnologia ASUS TriTech+ que combina diversos métodos para permitir uma focagem automática mais rápida na maioria das situações.

A outra câmara utiliza um sensor Samsung 3M3 com lentes de 5 elementos e f/2.6 de abertura. Na prática, permite um zoom ótico de 2.3x.

A câmara frontal também merece destaque. Possui um sensor SONY IMX 214 de 13MP com uma lente com a abertura de f/2.0 que permite obter selfies de alta resolução. Dispõe ainda de um novo modo ‘screen flash’ que utiliza o ecrã como flash em ambientes de iluminação insuficiente.

A câmara é sem dúvida a estrela deste equipamento. O Zoom, uma das caraterísticas mais badaladas, pode ser ativado com dois dedos, à semelhança do que acontece com outros equipamentos. Em condições de luz normais a câmara alterna automaticamente de uma câmara para outra, quando a capacidade de aproximação ultrapassa as 2.3x. O único fator que se observa nesta transição é uma pequena mudança ao nível de perspetiva.

Quando estávamos a experimentar este equipamento com condições de luz reduzida, por algum motivo, o smartphone decidiu não mudar para a câmara responsável pelo zoom, talvez devido à abertura de f/2.6. No entanto, para termos controlo total sobre este processo, mudámos para o modo manual e passámos a decidir estas mudanças.

Para alternarem entre as duas câmaras no modo manual basta carregarem no ícone que representa uma montanha. Aí, uma única montanha significa utilizarem as lentes zoom de 59mm, enquanto a montanha tripla diz respeito às lentes standard de 25mm.

Utilizar a lentes zoom de 59mm para fotografar é sempre uma boa ideia. É que caso tiremos uma fotografia com as lentes standard de 25mm as imagens podem ficar um bocadinho distorcidas e menos perfeitas.

Quando alterarem para o modo de 59 mm, lembrem-se de afastar um pouco a câmara do objeto para conseguir um melhor isolamento do objeto. É que como devem imaginar a vantagem principal de utilizar as lentes zoom é fotografar objetos de perto, ao mesmo tempo que se mantém a qualidade.

Mais um exemplo da capacidade máxima de Zoom

A captura de todos os detalhes é uma das caraterísticas das câmaras do Zoom S

Bateria

A ASUS “gaba-se” que o seu novo smartphone tem apenas 7.99 mm de espessura e pesa apenas 170 gramas. Porém este facto não impediu a ASUS de inclui neste equipamento uma bateria de 5000mAh. Os nossos testes demonstraram que com uma utilização entre o médio e o intensivo a bateria dá para cerca de dia e meio, o que é francamente bom. É certo que pelas especificações estávamos à espera de dois dias de autonomia, mas ainda assim nada que nos tenha desiludido.

Interface

O ZenUI tem vindo a percorrer um longo caminho e para sermos sinceros está melhor no Zoom S. Ao invés de um grande número de aplicações que tinham um peso considerável no desempenho do sistema, está agora menos carregado e mais leve. Em paralelo é muito simples de usar e extremamente intuitivo, mesmo para quem está menos habituado a estas andanças tecnológicas.

Se por algum motivo não gostarem do aspeto geral da interface do vosso equipamento quando o ligarem, podem sempre mudar escolhendo a partir de diversos temas que a ASUS disponibiliza. Vejam abaixo como colocámos a nossa:

Som

A qualidade de som foi outra das apostas da ASUS no ZenFone Zoom S. Vem com tecnologia SonicMaster e certificação High-Res Audio a que se juntam altifalantes com cinco ímanes, bobina de som metálica e câmaras de som expansivas alimentadas por um amplificador NXP Smart AMP. Neste campo importa ainda destacar o suporte incorporado para DTS Headphone:X 7.1. Em termos técnicos isto é o que diz a teoria.
Na prática consideramos que o som do altifalante deste smartphone tem uma elevada qualidade e na realidade é muito alto para a dimensão do equipamento. Gostámos muito.

Preço

Gostámos muito do Zoom S e achamos que é um excelente equipamento, especialmente se considerarmos a relação qualidade/preço. Para além das capacidades fotográficas muito interessantes, disponibiliza um ecrã de alta qualidade e um desempenho que não compromete. Com tantos pontos de interesse, seria de esperar que o ASUS  ZenFone Zoom S tivesse um custo a rondar os 600 ou 700 Euros. Porém, a ASUS quis apostar num preço mais amigo da carteira e um pouco abaixo dos apelidados flagships. Assim situou-o nos 499,99 Euros que o torna ainda mais atrativo.

Outros produtos Asus que vos podem interessar:

Design9
Ecrã9.5
Desempenho8
Autonomia8.8
Câmara9
Relação Qualidade/Preço9.4
Gostámos muito do Zoom S e achamos que é um excelente equipamento, especialmente se considerarmos a relação qualidade/preço. Para além das capacidades fotográficas muito interessantes, disponibiliza um ecrã de alta qualidade e um desempenho que não compromete. Com tantos pontos de interesse, seria de esperar que o ASUS  ZenFone Zoom S tivesse um custo a rondar os 600 ou 700 Euros. Porém, a ASUS quis apostar num preço mais amigo da carteira e um pouco abaixo dos apelidados flagships. Assim situou-o nos 499,99 Euros o que o torna ainda mais atrativo. 
9
Reader Rating: (2 Rates)8.5

Share:
Bruno Fonseca

Leave a reply