ASUS ZenFone AR oficial, realidade aumentada e realidade virtual num só smartphone


Por em

Como se esperava, a Asus utilizou a CES de Las Vegas para anunciar dois novos smartphones, os Asus ZenFone AR e ZenFone Zoom.

O primeiro será o dispositivo que mais nos interessa, já que é apenas o segundo smartphone no mundo com tecnologia Tango de realidade aumentada.

Felizmente, o Asus ZenFone AR não se limita a ser um smartphone Tango e é igualmente compatível com a plataforma Google DayDream de realidade virtual. Esta será uma vantagem nada negligenciável face ao Lenovo Phab 2 Pro que carece de processador ou ecrã para obter tal homologação.

O Asus ZenFone AR conta com um ecrã AMOLED de 5.7 polegadas e resolução QHD e o processamento fica a cargo de um Snapdragon 821 com estonteantes 6GB de RAM, tornando-se um dos mais poderosos smartphones do momento. Existirá ainda uma versão com 8GB de RAM, o primeiro smartphone do mundo com RAM nesta quantidade.

Porque os gráficos são exigentes neste patamar, o Asus ZenFone AR parece contar com um sistema de refrigeração a vapor. Este sistema deverá ser semelhante ao que equipava o Samsung Galaxy S7, consistindo numa fina lingueta de cobre com uma diminuta quantidade de vapor no interior, o suficiente para fazer circulação e dissipação do calor gerado pelo chip.

A bordo está igualmente um sistema de som com cinco ímanes que promete criar uma experiência de som de elevada qualidade para realidade virtual, e áudio de alta resolução via jack áudio e tecnologia DTS.

Do lado das câmaras é que está o segredo do projecto Tango e podemos contar com uma câmara de seguimento de movimentos e uma câmara fisheye para medições de profundidade. É através destas câmaras que o ZenFone AR poderá conhecer o nosso ambiente e utilizá-lo para aplicações de realidade aumentada.

A câmara principal, essa, é um sensor Sony IMX318 com 23MP, estabilização óptica e electrónica de imagem, e capacidade para vídeo 4K.

E as câmaras são igualmente o destaque do Asus ZenFone Zoom, que nesta iteração chega com duas câmaras de 12MP, com ângulos de visão diferentes. Trabalhando em conjunto, as câmaras conseguem criar bokeh e Zoom 2.3x. Também contam com capacidade para vídeo 4K e estabilização óptica de imagem.

Não apenas de resolução e Zoom de fazem as câmaras, e a Asus apresentou o que baptizou de sistema Tritech+, sistema triplo de foco que recorre a detecção de fases dual pixel, fogo de seguimento e foco laser para garantir foco quase instantaneamente.

Menos óbvia é a tecnologia SuperPixel, que deve melhorar a qualidade das imagens em baixa luminosidade, mas o modo como a tecnologia funcionará especificamente não foi totalmente detalhado.

Outras características a destacar no Asus ZenFone Zoom são o processador Qualcomm Snapdragon 625 e a bateria de 5000mAh. O ecrã é uma unidade de 5.5 polegadas FHD.

Se estão com o apetite aberto, preço e disponibilidade dos Asus ZenFone AR e Zoom não foram ainda confirmados. O ZenFone Zoom deverá estar disponível já em Fevereiro, enquanto o ZenFone AR chegará no segundo trimestre de 2017.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

BlackBerry Mercury: smartphone confirmado para o Mobile World Congress em Barcelona

Sony introduz Walkman NW-A35 com estilo e áudio de alta resolução

Seguinte