Sexta-feira, Agosto 8, 2025

ASUS ZenBook Duo (2025): Dois ecrãs e um único portátil!

Asus Zenbook Duo (2025): É um portátil que quer ser dois, ao mesmo tempo, e que… Está cada vez melhor.

A ASUS já anda com esta ideia dos portáteis com mais que um ecrã há várias gerações. Sendo exatamente por isso que já andamos com o “Duo” na nossa cabeça há vários anos. Aliás, antes do Duo, já a ASUS andou a tentar meter ecrãs no Touchpad. Sim, é uma fabricante com ideias estranhas.

Mas, este Duo com dois ecrãs OLED de 14 polegadas, ainda é uma “coisa” recente que chegou ao mercado apenas no ano passado.

Dito tudo isto, temos agora a versão de 2025, que faz pequenas correções no design, traz mais performance, mais IA, e claro, mais eficiência. Nota-se logo assim que se retira da caixa!

Unboxing

@nunooliveira2723

#CapCut

♬ Happy Upbeat01 – SonicMusic

Se há portátil que representa bem a expressão “história de duas metades”, é o ASUS Zenbook Duo (2025). Afinal, estamos a falar de um portátil que quer de facto ser difernete de tudo, sem perder nada pelo meio do caminho.

- Advertisement -

Ou seja, se quiser usar como um portátil normal… Pode! Se quiser usar como um super-portátil com 2 ecrãs, que tanto podem ser montados na verticam como também na horizontal, bem… Também pode!

Além de tudo isto, é uma máquina que se sente mais como algo “acabado”. O que não se podia dizer do modelo Fold que a ASUS lançou há alguns anos atrás, e também não se podia dizer a 100% com o modelo Duo de 2024.

Destaques?

O destaque vai para os novos processadores, que garantem potência de sobra, muita IA, e também mais autonomia no lado da bateria. Talvez mais importante que isso, menos aquecimento indevido.

Mas o verdadeiro trunfo está no chassis que aloja dois ecrãs OLED tácteis de 14’’, um teclado sem fios que se acopla de forma engenhosa e um suporte traseiro que melhora a ergonomia.

É um design arrojado e com uma execução muito competente.

O teclado móvel já mencionado é muito interessante, com um touchpad de grandes dimensões, e teclas com bom feedback. Escreve-se bem! Tanto acoplado como desacoplado.

O lado menos brilhante? É o preço claro!

Tecnologia nova, inovadora e diferente… É cara.

A ASUS sabe que quem quiser este portátil, está disposto a pagar. Por isso, estamos a falar de uma máquina que começa nos 2500€, e facilmente ultrapassa esse valor se quiser algo ainda mais apetrechado.

É dinheiro. É uma quantia que pode comprar uma outra máquina tradicional equivalente, e ainda deixar algum dinheiro de parte para umas férias lá fora, ou na loucura, no Algarve, que agora parece mais caro que as Caraíbas.

Depois vem o software. O Windows 11 nunca foi otimizado a sério para toque, e este portátil só torna esse problema mais evidente. A Asus tentou compensar com um conjunto de apps e funcionalidades próprias para explorar os dois ecrãs, incluindo interfaces personalizáveis para diferentes apps e fluxos de trabalho. No papel, parece fantástico.

Na prática, a curva de aprendizagem está lá, e mesmo depois de a ultrapassar, a experiência é irregular e por vezes instável.

Conclusão

Um portátil incrível no conceito e no hardware, mas que continua a precisar que o software o acompanhe para ser tão bom na utilização como é no papel. Está nas mãos da ASUS fazer algo de especial!

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também