Asus já está a lutar contra o malware ShadowHammer!


Por em

Asus cria Patch de segurança para combater o ataque ShadowHammer – Antes de mais nada, se é utilizador de um computador da Asus, e utilizou o seu sistema de atualizações para instalar uma atualização crítica… Saiba, que pode ter sido infetado pelo Malware ‘ShadowHammer’.

Em suma, ao que tudo isto indica, é um ataque de espionagem com alvos previamente escolhidos.

Ainda ontem, a Asus garantiu que o ataque não saiu dos seu servidores. Apesar de, não vir a ser confirmado…



Ainda assim, a empresa lançou um patch de segurança hoje, que deverá fazer download utilizando o “Live Update Software Tool”.

A empresa, criou também uma ferramenta de diagnóstico. Com o objetivo de descobrir se o seu computador foi realmente um dos afetados.

O link e muito mais informações, encontra-se no site da Asus, clique aqui.

Antes de mais nada, recomendamos que realize esse diagnóstico mesmo que não tenha feito a atualização “crítica”, que continha o dito Malware!

Na conferência de imprensa feita pela Asus, não existiu qualquer referência a um pedido de desculpa para os utilizadores afetados. Aliás, a mesma convenientemente tenta reduzir ao máximo, todas as consequências do ataque ocorrido. Salientado, que “Apenas um número muito pequeno de utilizadores foram encontrados como alvos específicos“.

Contudo, a Kaspersky, sistema de segurança e anti-vírus, previamente estimou que o Malware foi distribuído para cerca de 1 milhão de computadores…

Será que temos mesmo que estar preocupados com o “ShadowHammer”?

ShadowHammer

Sem duvida alguma! Afinal de contas, apesar de tirar valor do ataque, a Asus salientou que irá tomar medidas de segurança. Com o objetivo, de assegurar que “trojan horse” ou vírus, não consigam passar pelo seu sistema novamente.

Em conformidade, com tudo isto a Asus vai tomar medidas de segurança mais apertadas. Incluindo, múltiplos mecanismos de verificação, e um novo mecanismo de encriptação superior, para evitar futura manipulação maliciosa.

Afinal de contas, segundo estas informações o ataque parece ter saído mesmo do servidor oficial da Asus.

Em suma, apesar deste tipo de ataques só afetar maioritariamente os alvos ‘principais’, tenha sempre precaução e tome as medidas que achar necessárias, para saber se foi um dos afetados.

Ademais, foi um dos utilizadores afetados por este Malware? Quais, as precauções que toma antes de instalar novas atualizações? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Já é oficial! Wolfenstein: Youngblood chega no dia 26 de Julho

OnePlus chegou oficialmente a Portugal com a PCDIGA

Seguinte