ASUS e Google criam mini-computador que cabe na carteira


Por em

A ASUS tem estado nas bocas do mundo devido ao Zenfone 6, o que não é de estranhar. É um dos melhores topos-de-gama “budget” do mercado. Agora volta a estar nas notícias por outro motivo muito interessante. Falamos em concreto de uma parceria entre a ASUS e a Google que juntaram forças para desenvolverem um projeto chamado “Tinker Board”. Na prática é um mini-computador que tem tudo integrado, sendo que não é a primeira vez que ouvimos falar dele. É do tamanho de um cartão de crédito e permitem a criação de sistemas que podem funcionar com inteligência artificial.

ASUS e Google querem criar mini-computador que cabe na carteira

Os sistemas em questão são os Tinker Edge T e o Tinker Edge R. O primeiro é baseado no NXP i.MX8M com um chip Tensor Processing Unit que acelera o TensorFlow Lite. Já o Tinker Edge R é alimentado por um processador Rockchip RK3399 Pro que vem com uma unidade de processamento neural.

mini-computador

Estes mini-computadores suportam oficialmente os sistemas operativos Android e Debian. No entanto, nada evita que eles corram outros sistemas operativos.

Entretanto, tanto o Tinker Edge T e o Tinker Edge R têm arrefecimento ativo e as interfaces I/O mais comuns, como GbE, USB 3.0 e HDMI.

A ASUS e a Google posicionam o Tinker Edge T e o Tinker Edge R para diversas aplicações de inteligência artificial que necessitam de correr em soluções compactas e muito eficientes em termos energéticos.

mini-computador

Entretanto este fabricante pretende demonstrar os mini-computadores Tinker Edge T e Tinker Edge R na conferência IoT Technology 2019 que tem lugar no Japão que começa a 20 de Novembro. No entanto, o preço ainda é uma incógnita.

Olhando para tudo isto não há dúvidas de que a ASUS está a dar muitos passos certos e isto deve contribuir significativamente para o crescimento desta empresa. Claro que estes dispositivos poderão não ter um sucesso imediato. No entanto, com a popularização e com as aplicações certas, podem dar muito!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Android 10 para o Xiaomi Mi CC9 disponível em versão beta!

Joga Gears 5? Cuidado que as Flashbangs foram Nerfadas!

Seguinte