Inicio Gadgets ASUS Anuncia Router RT-AC52U com Adaptador Wireless USB

ASUS Anuncia Router RT-AC52U com Adaptador Wireless USB

A ASUS lançou em Portugal o novo RT-AC52U com o adaptador USB-AC50, um Router dual-band AC750 com um adaptador wireless AC450, que proporciona uma atualização instantânea e acessível para a mais recente tecnologia Wi-Fi 802.11ac — permitindo obter velocidades muito rápidas na transferência de dados, de até 733Mbit/s.

O RT-AC52U permite ligações Wi-Fi simultâneas usando as bandas de 2.4GHz e de 5GHz, incluindo uma antena especialmente desenhada que aumenta o alcance do sinal wireless até 150%, quando comparado com outros routers. O novo RT-AC52U inclui uma Porta USB universal que permite aos utilizadores conectarem e partilharem a mesma impressora, disco rígido ou uma ligação de dados 3G/4G (HSPA+). Pode mesmo ser utilizado como carregador móvel de gadgets, tais como smartphones e tablets — uma funcionalidade muito prática e útil!

O novo router RT-AC52U suporta a aplicação ASUS AiCloud para uma fácil sincronização, partilha e streaming de ficheiros, ao mesmo tempo que inclui de origem o USB-AC50, um adaptador wireless 802.11ac que funciona na banda de 5GHz, para uma conectividade ainda mais rápida e sem interferências com velocidades até 433Mbit/s (AC450) — funcionando na prática como upgrade instantâneo para a mais recente tecnologia Wi-Fi 802.11ac

As três antenas do RT-AC52U foram propositadamente inseridas no interior do router para garantir um design elegante, e funcionam simultaneamente nas bandas de 2.4GHz e 5GHz — duplicando as possibilidades wireless e mais do que duplicando o potencial de desempenho.

O RT-AC52U é capaz de transmitir e receber informação com velocidades até 300Mbit/s na banda de 2.4GHz e até 433Mbit/s na banda dos 5GHz — em simultâneo. A largura de banda combinada de 733Mbit/s torna-se assim num enorme beneficio, uma vez que usando o adaptador wireless USB-AC50, incluído, os utilizadores podem confiar numa banda de 2.4GHz para uso diário, como navegar na Internet e aceder ao e-mail e a os 5GHz (tipicamente uma frequência menos congestionada) para conseguir uma experiência rápida, suave e livre de buffer’s quando jogam online ou assistem a conteúdos streaming HD— tudo isto sem qualquer latência.

Os engenheiros da ASUS equiparam também o RT-AC52U com amplificadores de alto desempenho, para um alcance alargado no interior ou fora de portas. Em comparação com router’s da concorrência baseados no protocolo 802.11ac, o RT-AC52U aumenta o sinal wireless em 150% — propagando o alcance do sinal para todos os cantos de uma habitação convencional e também pelo jardim.

Portas USB incorporadas para servidores, partilhas e sincronização

Pelo simples facto de conectar uma unidade de disco rígido USB, o RT-AC52U transforma-se num servidor de ficheiros — e numa versão que se prolonga para dentro da cloud através da tecnologia ASUS AiCloud. Como alternativa, os utilizadores podem ligar uma impressora por USB ao RT-AC52U para criar um servidor de impressora — óptimo para partilhar um dispositivo com vários utilizadores.

A porta USB também suporta dongles de banda larga móvel 3G/4G, para que os utilizadores possam ter duas ligações de banda larga (WAN) num único router — ajudando a equilibrar o tráfego de rede e garantindo um backup eficaz (modo failover), para assegurar acesso à Internet sem interrupções. A porta pode mesmo ser utilizada para carregar a bateria de gadgets, tais como smartphones e tablets, transformando assim o RT-AC52U numa acessível “estação de carregamento”.

Sincronizar, partilhar e fazer stream com a ASUS AiCloud

O RT-AC52U inclui suporte para a ASUS AiCloud, uma aplicação exclusiva que transforma o router num poderoso servidor pessoal de informação na Cloud. Os ficheiros armazenados na rede, ou conectados aos dispositivos de armazenamento USB através da ASUS WebStorage, podem ser facilmente sincronizados utilizando o recurso ASUS Smart Sync. Podem também ser partilhados com amigos, colegas e membros da família, bastando apenas enviar o link via e-mail, mensagem de texto ou através das populares aplicações de redes sociais. Os utilizadores podem ter acesso à sua informação através interface web AiCloud ou da aplicação grátis AiCloud para dispositivos Android e iOS — para que possam sincronizar, partilhar e transmitir conteúdo em qualquer lugar.

A AiCloud também recorre ao novo modo de sincronização router-to-router, que sincroniza automaticamente o conteúdo dos dispositivos USB conectados para outros routers ASUS compatíveis, para uma fácil partilha de ficheiros “pesados” com a família e amigos.

Instalação simples e grande flexibilidade com a ASUSWRT

Usando o interface ASUSWRT, o processo de instalação do RT-AC52U é extremamente simples. Com as ferramentas simplificadas implementadas pelo ASUSWRT é fácil de fazer mesmo as mais complexas configurações de rede, com é o caso da Qualidade do Serviço (QoS), onde os administradores podem monitorizar e controlar o uso da largura de banda de cada uma das conexões disponíveis. Outra ótima característica do ASUSWRT é a que inclui controlo parental, gestão dupla WAN, mapeamento da rede e partilha de impressoras.

O RT-AC52U inclui mesmo um servidor VPN de fácil configuração, através do ASUSWRT, para que os utilizadores possam configurar o acesso remoto à sua rede doméstica de forma privada e segura.

O RT-AC52U com USB-AC50 está disponível no mercado português por um PVP recomendado de 99€ Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...