Caso não saiba, começaram a surgir algumas críticas interessantes na Internet relativamente à estratégia da ASUS em alguns mercados chave (Fonte). Mas, verdade seja dita, este tipo de estratégia acontece em todos os mercados, em várias marcas, que infelizmente vêm nas “reviews”, uma forma de marketing barata ou gratuita.
Infelizmente, isto não me impressiona minimamente, visto ser algo que eu próprio já vi acontecer, várias vezes, em Portugal. Porém, nunca pela ASUS Portugal. É preciso saber separar o trigo do joio, porque cada mercado é um mercado, e responsáveis diferentes têm formas diferentes de ver as coisas.
ASUS anda a comprar ‘Reviews’? Talvez. Em Portugal não!
Portanto, como já disse no passado, ler uma ‘review’ na Internet não significa sempre que esteja a ler uma opinião realmente verdadeira e justa. Muitas vezes a opinião está… Meio “domesticada”.
Caso não saiba, eu próprio já fiquei de fora de vários eventos de lançamento, Nacionais e Internacionais, e sem acesso a produto, porque critiquei certas marcas e produtos no passado. Felizmente, a Leak é agora demasiado grande para ficar de fora, diga bem, ou diga mal. O que nos permite fazer muitas e boas análises ao longo do todo o ano.
Dito isto, estas acusações agora dirigidas à ASUS, nomeadamente ao escritório do Reino Unido, não me impressionam minimamente, porque isto é prática comum, em vários mercados, por várias marcas.
Porém, volto a salientar, no caso da ASUS Portugal, que faz grande parte da sua comunicação com os meios através de 1 ou 2 responsáveis internos, nunca vi tal coisa. A equipa Portuguesa da ASUS é honestamente uma das melhores que tenho visto no meio, ao estar sempre disponível para ajudar, seja em eventos, em análises de outros produtos, e se a análise for má, paciência, é o que é.
Aliás, foi uma das únicas fabricantes que pediu opinião acerca daquilo que deveria mudar nos produtos de nova geração. Ou seja, pelo menos por cá, é uma empresa que sabe levar uma crítica, e aprender com ela. O que honestamente, é a forma mais correta de evoluir no mundo tecnológico. Feliz ou infelizmente, nem todos os produtos podem ser incríveis. Mas isso é normal, e é exatamente para isso que servem as críticas.
Em suma, é sempre boa ideia ler mais que uma análise quando está interessado num produto, e claro, ter cuidado com os meios que têm sempre análises demasiado positivas, em quase tudo o que sai.