A ficção científica tem vindo a mostrar ao longo de décadas que quando os extra-terrestres chegarem à Terra, será um dia complicado para a humanidade. No entanto, estas histórias de horror de ficção não impediram alguns cientistas de pensarem em formas de atrair civilizações alienígenas para a Terra. Um novo estudo de viabilidade sugere que podermos enviar um feixe de laser para o espaço de modo a agir como uma farol para a  vida alienígena.

O trabalho, publicado no The Astrophysical Journal, sugere que podíamos utilizar a tecnologia existente para produzirmos um raio infravermelho muito brilhante para ser visto por civilizações alienígenas inteligentes. Uma vez descoberto, seria como um rasto de migalhas de pão a apontar para a Terra.

“Este seria um projeto desafiador, mas não impossível”, afirma James Clark, autor do estudo, num comunicado. “Os tipos de lasers e telescópios que estão a ser desenvolvidos podem produzir um sinal detectável, de modo que um astrónomo possa descobrir algo estranho.”.

O maior desafio na criação de um farol que pode ser visto por alienígenas é torná-lo forte o suficiente para ser visto de longe, mesmo com o Sol a tentar ofuscá-lo. O documento explica que um laser de 1 a 2 megawatts poderia ser suficiente se fosse disparado através de um telescópio de até 45 metros.

No entanto há muitas vozes na comunidade científica que não são tão otimistas quanto à ideia de encontrar vida inteligente. Descobrir vida fora da Terra seria um evento monumental. Ainda assim as consequências de convidar uma raça espacial para a Terra pode ser muito arriscado. Existe uma preocupação legítima de que os recursos da Terra possam ser demasiado tentadores para se resistir. Deste modo, poderíamos estar a atrair convidados para a nossa própria extinção.

É importante salientar que até este momento ainda não há planos reais para colocar esse farol em funcionamento. A humanidade já enviou sondas com instruções para a Terra, mas para além disso, nada mais. Eventualmente, seremos encontrados. O que importa é que sejam extra-terrestres “amigos”.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.