A enorme mudança no mundo automóvel tem vindo a afetar as motorizações mais sonantes do mercado, especialmente no lado dos desportivos. Ao fim ao cabo, para superar as famosas e duras regras sobre as emissões de CO2, muitas marcas decidiram colocar um fim a muitos motores icónicos como é o caso dos velhos V12 e até de alguns V8.
Mas a Aston Martin não vai baixar os braços tão cedo! Por iss, garante ao seu novo Vanquish o seu motor de topo V12!
Além de que segundo a empresa, o seu incrível desportivo vai continuar a contar com esta motorização até pelo menos 2030. Pelo menos, porque a empresa afirma que vai desenvolver a motorização para ser possível estender um pouco mais o seu ciclo de vida após o fatídico ano de 2030, que várias fabricantes apontam como o fim da combustão.
Novo Aston Martin Vanquish é um ícone da marca!
Em alguns planos da empresa existiu mesmo a possibilidade do modelo albergar debaixo do capô um motor V8. No entanto, a verdade é que o icónico V12 5.2L é o que esperamos neste tipo de super desportivo. Por palavras do engenheiro chefe, Simon Newton o motor 5.2L “define o carro”.
Então e os números surpreendem?
A verdade é que sim. E surpreendem apesar do modelo contar apenas com um motor a combustão a impulsionar as rodas. Assim, sem ajudas da eletrificação o novo Vanquish com o seu V12 é capaz de 825 cv de potência e 1000 nm de binário. É capaz de acelerar o modelo dos 0-100km/h em apenas 3.2 segundos e continuar até aos 341 km de velocidade máxima.
Novo Bentley Flying Spur PHEV garante motor V8 e 781 cv!
Em poucas palavras, sem contarmos com o Valkyrie, este é o Aston Martin mais rápido de sempre!
Assim, para tal acontecer as mudanças no motor V12 foram inúmeras, desde a introdução de maiores turbos com 15% de maior rotação e até 15% de compressão extra. Até aos novos cilindros, admissão e muito mais.
Portanto, para gerenciar toda a potência extra a marca atualizou o seu sistema de tração para uma maior performance unida com usabilidade diária e a sua caixa de 8 velocidades ZF. Além de uma nova função ‘Boost Reserve’ que consegue garantir mais resposta deste V12 mesmo em baixas rotações.
Em suma, o desejo de continuar a oferecer o motor V12 é algo a Aston Martin mantém ao longo dos tempos e a empresa informa que é isto que os seus entusiastas procuram! Desta forma, apesar de difícil a decisão é continuar a atualizar o seu incrível motor V12 durante muito mais tempo.
Ademais, o que pensa sobre a decisão da Aston Martin em continuar a evoluir o motor V12?