Assistente Google vai salvar as nossas contas nos sites!

Já é possível verificarmos a segurança das palavras-passe na nossa conta Google e as credenciais que precisam de atualização numa violação de dados. Isto desde a versão 88 do Google Chrome. Lembro que chegou no início do ano passado. Agora essa função está ainda melhor. Isto graças a uma nova capacidade do Assistente Google que atualiza de forma automática os dados das nossas contas que estão em perigo.

Assistente Google vai salvar as nossas contas nos sites!

O auto-atualização da palavra-passe surgiu no evento I/O no ano passado, mas desde então só chegou a um pequeno número de utilizadores Android. De acordo com o leakster Max Weinbach, vai chegar agora a um grupo mais alargado de utilizadores do Chrome (via Android Police).

- Advertisement -

Quando entrarmos num site com uma palavra-passe potencialmente comprometida, o Assistente avisa-nos para este risco e prontifica-se para atualizar a password por nós. Para que isto aconteça carregamos no botão azul e o Google leva-nos para o site específico onde a palavra-passe é atualizada.

assistente google contas

Entretanto temos a opção de permitir que o gestor de passwords incorporado do Chrome gere uma nova palavra-passe, o que é útil se quisermos poupar tempo a configurar uma alternativa segura.

O sistema de atualização automática da palavra-passe não está disponível em todos os websites, por enquanto. De facto, apenas se suportam alguns. Entretanto nos casos em que o Assistente não conseguir atualizar a palavra-passe, somos convidados a fazê-lo manualmente.

Neste momento alguns dos melhores gestores de passwords para Android, como o Gestor da Google, já acompanham as palavras-passe comprometidas armazenadas no Chrome e alertam-nos quando há problemas. Também nos notifica se as palavras-passe são fracas ou estão em vários sites. Entretanto pede-nos que sejam substituídas por mais fortes. O LastPass também oferece esta capacidade.

Seja como for o processo tornar-se automático e ainda por cima com a ajuda do assistente da Google é sem dúvida uma boa notícia.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.