Tal como foi anunciado pela primeira vez no evento Made by Google no início do mês, pode agora utilizar o Assistente Google para perguntar se uma chamada recebida de um contacto é urgente.
Assistente Google já pode perguntar se uma chamada é urgente!
Há anos que os smartphones Pixel oferecem uma opção muito interessante. Na prática permite que o Assistente Google fale com um interlocutor em seu nome para descobrir quem é e o que pretende. Este método é surpreendentemente eficaz para filtrar chamadas indesejadas de números desconhecidos. Isto porque muitos autores de chamadas de spam desligam automaticamente, mas é muito menos útil quando se sabe quem está a ligar.
Se alguém da sua lista de contactos telefonar, tem a mesma opção de filtrar a chamada e pedir mais informações ao Assistente. Assim algum amigo ou família que tenha um recado urgente vai ficar a perder tempo.
Para resolver isso, o sistema de triagem de chamadas do Assistente da Google ganhou uma nova opção que só aparece para pessoas que estão na sua lista de contatos. Na prática em vez de ser um sistema mais frio que trata todas as pessoas como assistentes de telemarketing, mas que na realidade só estão a fazer o seu trabalho, surge uma mensagem um pouco mais simpática. “Olá, sou um assistente virtual da Google numa linha gravada. A pessoa que está a tentar contactar pediu-me para verificar se é urgente.”
Tal como antes, o Assistente transcreve e apresenta o que o autor da chamada diz em resposta. Já a aplicação Telefone oferece opções de toque para pedir mais informações como refere o site 9to5Google.
Esta função viu-se pela primeira vez no evento de revelação do Pixel 8, com a empresa a confirmar que isto chegava em breve. Entretanto conforme revelado por Mishaal Rahman no X, o lançamento começou a inclui smartphones Pixel mais antigos. Ou seja, não apenas os recém-lançados Pixel 8 e Pixel 8 Pro.