ASRock quer trazer overclock para todos os processadores Intel!

Caso não saiba, ao contrário daquilo que a AMD faz com os processadores Ryzen, a Intel prefere ‘bloquear’ o Overclock em versões específicas dos seus processadores e motherboards. Ou seja, normalmente, precisa de uma board Z390 ou agora Z490, bem como um processador ‘K’ como o Core i9-9900K ou o novo i9-10900K para conseguir mexer sem limitações nas frequências do seu CPU.

No entanto, parece que a ASRock não concorda muito com esta estratégia, ao desenvolver uma nova tecnologia que possibilita a chegada do famoso OC aos CPUs não ‘K’ e motherboards não ‘Z’. Mas será que a Intel acha muita piada a esta novidade?

ASRock quer trazer overclock para todos os processadores Intel! Já não é necessária a utilização de versões ‘K’!?

Portanto, a ASRock anda há anos a tentar trazer maneiras de introduzir algum tipo de OC nas versões bloqueadas de processadores Intel. Algo que a fabricante responsável pelos CPUs Intel Core odeia e até já obrigou a ASRock a remover funcionalidades da BIOS no passado devido a esta teimosia.

Dito isto, apenas temos 3 processadores desbloqueados na nova geração Intel Core 10000! O Core i9-10900K, i7-10700K e i5-10600K, que claro está, deveriam ser montados em motherboards Z490 para ser possível retirar todo o potencial que têm escondido. No entanto, a ASRock desenvolveu uma nova tecnologia impressionante, que será capaz de aumentar a performance de processadores não ‘K’ em boards não ‘Z’, denominada de Base Frequency Boost (BFB).

Como é que isto funciona? Muito resumidamente, a ASRock pega no TDP do processador, e obriga-o a entrar no modo PL1. O que por sua vez obriga o CPU a mudar dos normais 65W de TDP para entrar num louco mundo de 125W. Ainda assim, apesar de isto ser muito interessante, tudo irá depender de cada caso, como a qualidade da refrigeração da sua máquina.


ASRock quer trazer overclock para todos os processadores Intel! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Netflix falhou redondamente com este novo filme! Já viu?

É inegável o facto de que a Netflix é um verdadeiro poço de sucessos em todo o mundo. Afinal e contas, existem séries e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!