As ventoinhas do seu PC podem deixar escapar informação!?

Vivemos num mundo em que a informação é super valiosa, isto não é novidade por ninguém. É algo que motiva milhares de atacantes todos os dias, para conseguirem chegar a técnicas mais avançadas e complexas, de modo a conseguir meter a mão no ‘ouro’. No entanto, aposto que não estava mesmo nada à espera desta… A vibração das ventoinhas do seu PC pode ser utilizada para lhe roubar informação privada!



As ventoinhas do seu PC podem deixar escapar informação!?

ventoinhas do PC

Portanto, a última técnica de ataque vem de Mordechai Guri da Universidade Ben Gurion de Israel. Estamos a falar de um investigador que descobriu ser possível utilizar o smartphone para medir as vibrações das ventoinhas de qualquer PC, utilizando um programa denominado de AiR-ViBeR.

Em suma, o conceito aproveita os fantásticos acelerômetros de qualquer smartphone, que aparentemente são super precisos (muito mais do que aquilo que pensamos), para conseguir identificar até a mais pequena mudança no movimento das ventoinhas de um PC.

Assim, utilizando este conhecimento, o investigador foi capaz de criar dois programas, um malware para o PC, e outro que irá correr no smartphone para identificar as flutuações nas vibrações. Basicamente, o malware envia sinais para as ventoinhas do PC, que prontamente irão ser interpretados pelo smartphone.

Em suma, é algo super curioso… Mas também extremamente inútil!

Afinal de contas, para tudo isto resultar, é necessário que o atacante consiga infetar o PC, e claro, tem de estar perto da máquina para conseguir ler as vibrações das ventoinhas.

Mas como já deve ter adivinhado, isto é extremamente ineficiente, por isso, a percentagem de falhas na transmissão é altíssima! Ou seja… O atacante teria de estar completamente desesperado para fazer algo deste género. Não se preocupe muito com as suas ventoinhas, está completamente a salvo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub