Inicio Hardware As NVIDIA GeForce RTX 30 são como um bom vinho!

As NVIDIA GeForce RTX 30 são como um bom vinho!

É uma afirmação estranha eu sei, mas o que eu quero dizer é que as placas apenas irão ficar mais poderosas à medida que o tempo vai passando. – As recentes RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 impressionaram forte e feio tanto no campo da performance como no preço! Ao fim ao cabo, a RTX 3070 é capaz de oferecer um nível de performance em jogo muito similar à RTX 2080 Ti, custando quase 3x menos.

No entanto, nas gamas mais altas, como a RTX 3080 e RTX 3090, apesar de estarmos a falar de duas placas poderosíssimas. A verdade é que o aumento de performance em jogo deveria ter sido bem mais significativo… Ao fim ao cabo, estamos a falar de placas que oferecem quase o dobro dos TFLOPs! Mas que na verdade, não oferecem o dobro da performance nos jogos propriamente ditos.



Sabia que, na teoria, as RTX 30 deveriam de ser mais poderosas?

RTX 30 deveriam

Portanto, caso não se lembre, tivemos vários ‘leaks’ e rumores a apontar para um lançamento de placas gráficas NVIDIA capazes de oferecer o dobro da performance das RTX 20. E na verdade, em termos de performance de computação, essas afirmações nem estão assim tão longe da realidade, o problema é que nos jogos propriamente ditos, essa diferença de performance não se nota. Porquê?

Pois bem, o argumento é muito simples, apesar da duplicação no número de shaders, a RTX 3090 é apenas entre 30% e 50% mais rápida que a RTX 2080 Ti, na grande maioria dos títulos (sem DLSS e RTX).

Ou seja, de alguma maneira, a performance ‘extra’ que foi prometida está a ser perdida.

Assim, está a acontecer uma de três coisas!

  1. A NVIDIA mentiu e os shaders não são assim tão rápidos.
  2. Existe algum problema na BIOS das placas.
  3. É possível que as drivers da NVIDIA, e motores de jogo em utilização não sejam ainda capazes de aproveitar toda a performance da arquitetura Ampere.

Dito isto, a primeira é obviamente mentira, porque as novas RTX 30 já foram capazes de demonstrar toda a sua potência computacional em programas pensados apenas e só para a renderização gráfica. Ou seja, a NVIDIA não mentiu na performance real, assim, podemos chegar à conclusão que o problema está no software, e ainda bem que assim é.

Em suma, os jogos no mercado ainda não são capazes de tirar partido dos 10.000 núcleos de processamento da RTX 3090. (A NVIDIA lançou uma gama de placas tão poderosa, que o software atual não é capaz de as acompanhar)

Aliás, nem os jogos, nem as drivers da própria NVIDIA. Por isso, é muito provável que estas placas continuem a crescer nos próximos meses! Isto à medida que as drivers vão amadurecendo, e os estúdios começam a ter em conta toda a performance da nova geração de placas.

Estamos a ver algo muito similar ao que aconteceu quando a AMD começou a lançar processadores com um elevado número de núcleos. O que claro está, até apanhou a própria Intel com as calças na mão.

Assim, da mesma maneira que os ‘developers’ tiveram de trabalhar para ir de encontro à evolução do hardware no mundo dos processadores. O mesmo irá ter de acontecer no mundo das placas gráficas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Atenção! A Netflix anunciou qual o novo conteúdo de Novembro!

Apesar da maioria dos utilizadores da Netflix terem de facto uma série de conteúdo já selecionado, e que acabam por vê-lo todos os dias...

Atenção! WRC 9 vai ser lançado juntamente com a PS5! Ansioso?

Existem sem dúvida nenhuma muitos jogos que poderiam estar na lista de lançamentos da PS5. E que são verdadeiramente bons o suficiente para ingressarem...

Não tem nada para jogar este Halloween? Veja estas opções!

O Halloween é sem dúvida nenhuma uma das épocas mais festejadas e adoradas em todo o mundo. Onde reinam os sustos, os doces e...

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...