Inicio Especiais As principais novidades do iOS 8

As principais novidades do iOS 8

Foi ontem em mais uma edição do WWDC, que a Apple apresentou uma nova versão do sistema operativo para computadores e dispositivos móveis. Se anteriormente abordámos na Leak o novo sistema operativo para computadores, chegou agora a vez de destacarmos o iOS 8.

A nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis vem com mudanças ao nível do visual e claro está novas funcionalidades.

Notificações Interactivas

Para começar, a Apple mudou a forma como interagimos com as nossas notificações, tornando-as interactivas. Isto significa que o utilizador pode responder a uma mensagem através da própria notificação, sem ter de estar a iniciar a aplicação de mensagens, afastando-se da aplicação que se encontra a usar.

Acesso rápido aos contactos

A Apple também alterou as características relacionadas com o toque no botão home. No iOS 7, quando se tocava duas vezes no botão home, surgia o ecrã multitarefa, onde podíamos aceder às nossas aplicações. Agora tocar duas vezes vai permitir aos utilizadores acederem aos contactos marcados frequentemente, permitindo efectuar a ligação com toda a rapidez.

Mail

A aplicação Mail também sofreu alterações. Os utilizadores serão capazes de manter de utilizar o hold e o swipe para apagar mensagens, à semelhança do que acontece na aplicação Mailbox.

Spotlight e Continuidade

Existem também alguns recursos que a Apple foi buscar ao OS X 10.10 Yosemite. Por exemplo, a mesma busca contextual oferecida pelo Spotlight no Yosemite também está disponível no iOS 8. Isto significa, por exemplo, procurar aplicações que podem ser lançadas directamente na iTunes App Store.

Continuidade também é outra das características que pode ser encontrada no OS X 10.10, podendo continuar de onde parou em qualquer dispositivo iOS no seu Mac. Por exemplo, se começar a escrever um e-mail no seu telefone, será capaz de continuar e terminar no Mac.

Teclado QuickType

O teclado no iOS sempre foi muito bom a adivinhar o que o utilizador pretende escrever. Apesar deste facto, a Apple decidiu que o teclado poderia ter ainda mais melhorias, e anunciou um novo teclado denominado QuickType.

Basicamente o que o QuickType faz é oferecer sugestões de palavras, à semelhança do teclado Android, onde as palavras aparecem acima do teclado para permitir escolhas.

HealthKit e Health App

A Apple também anunciou o HealthKit e a aplicação Health. Um dos problemas que a Apple notou é que embora existam diversas aplicações de saúde no mercado, elas não comunicam umas com as outras. O que o HealthKit faz é consolidar os dados dessas aplicações e dispositivos de saúde, processando-os às posteriori para melhor compreensão.

Partilha Familiar

A Apple sabe que actualmente dentro de uma casa, é provável que exista mais de um elemento da família a utilizar dispositivos iOS. Agora, ao invés de cada elemento da família necessitar de comprar a mesma música, porque todos querem ouvi-la nos seus dispositivos iOS, é possível partilhar. Isso aplica-se a programas, músicas, filmes, livros e muito mais, desde que todos estejam associados ao mesmo cartão de crédito.

Mas e o que dizer das crianças que abusam das compras? Com a funcionalidade de Partilha Familiar, os pais terão de autorizar todas as compras feitas com o cartão. Por exemplo, se alguém noutro dispositivo iOS tentar fazer uma compra, o iPhone do pai será notificado da tentativa, e podem escolher se querem ou não permitir que a mesma seja efectuada ou não.

Os dispositivos compatíveis

Tão importante como as novas funcionalidades, são as questões de compatibilidade com os dispositivos da Apple. Como é habitual, os possuidores de modelos mais recentes vão poder receber esta actualização enquanto que os utilizadores como modelos de telefones mais antigos, como o iPhone 4, ficam de fora.

Eis a lista completa:

iPhones

iPhone 4S
iPhone5
iPhone 5C
iPhone 5S

iPod

iPod Touch 5th Generation

iPad

iPad 2
iPad with Retina Display
iPad Air
iPad Mini
iPad Mini with Retina Display Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...