As pessoas já não estão a comprar PCs. E agora?

A Intel perdeu meio “bilião” de euros no último trimestre de 2022. Não estamos a brincar, é uma perda de dinheiro incrível, naquilo que é a primeira vez que a gigante dos processadores perde dinheiro em décadas.

Porquê? Porque o mercado mudou, e a Intel continua a sofrer com alguns erros do passado, e pelos vistos, também com alguns do presente. Ao fim ao cabo, além de uma mudança de paradigma no mundo dos computadores, a Intel também perdeu algum dinheiro no mundo das placas gráficas. Um projeto, que pode terminar antes de chegar a todo o gás!

- Advertisement -

As pessoas já não estão a comprar PCs. E agora?

Intel, Arc

Portanto, como deve saber, a pandemia de COVID-19 transformou o mercado, e meteu toda a gente, e todos os seus primos, irmãos, filhos, enteados, etc… à procura de um novo computador, fosse para trabalhar, jogar, ou simplesmente estudar.

Mas… O que sobe, também cai, às vezes com estrondo.

Afinal de contas, depois da loucura, a Intel anunciou agora uma queda de procura nos seus processadores (para consumidores convencionais) de mais ou menos 25%. Uma queda que já é uma tendência que vem desde o início do ano, onde vimos uma queda abrupta na procura por Chromebooks.

Isto significa que o mercado de PCs vai encolher ~10%. Isto em acréscimo aos 12.6% que já tinha encolhido relativamente aos números do ano passado. Mas calma, não é apenas a Intel a sofrer… É todo o mercado! A Apple também está a vender menos computadores Mac.

Mas voltando à Intel! A gigante dos processadores está a reportar uma queda nas receitas de mais ou menos 22%, para 15.3 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2022. O que fez o lucro cair 109%, para “apenas” 5.1 mil milhões. (Daí o saldo negativo de 500 milhões de dólares.)

Intel vai aumentar os preços! Porquê? Porque não gosta de perder dinheiro!

Verdade seja dita, os produtos Intel já não são propriamente baratos. Mas vão aumentar no final de 2022, e início de 2023. O que claro está, inclui a atual gama Intel Core 12000, mas também a nova geração 13000. Entretanto, também inclui a nova gama de placas gráficas Intel Arc… Mas quem é que vai comprar isso?

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.