Amesterdão foi a cidade escolhida para acolher o evento anual mais importante da Panasonic. Lembramos que o Panasonic Convention 2014 é o espaço em que se apresentam pela primeira vez, a nível europeu, todos os produtos e novidades que chegarão nos próximos meses aos diferentes mercados.

Nesta nova edição, as Smart TV voltam a ter um protagonismo especial, nomeadamente com a nova série de Smart TV 4K, a AX800 e os modelos AS800, AS740, AS650, AS600, AS500 e A400, que incluem as últimas novidades tecnológicas da empresa.

Nesta área destaca-se também a função My Stream – recomendação personalizada – um sistema inteligente com o qual a televisão reconhece o utilizador graças à sua câmara integrada e/ou ao reconhecimento de voz e recomenda conteúdos multimédia de forma personalizada a cada um dos membros da casa.

Mas não são só as televisões a merecerem destaque uma vez que os gravadores Blu-ray BWT745 e BWT640 vão também marcar presença, à semelhança dos reprodutores Blu-Ray BDT360, BDT160 e BD81 e a vídeo câmara mãos-livres A500.

No campo do som, destacam-se os sistemas estéreo compactos HC39, HC29 e HC19, a micro PM250, as barras de som HTB580 e HTB8 e a sound box HTE18 e no campo da fotografia a nova objetiva LEICA H-X015 DG SUMMILUX 15mm / F1.7 ASPH.

Televisão

A AX800 vai estar disponível em tamanhos de 50, 58 e 65 polegadas e disponibilizam uma resolução UHD de 3.840 x 2.160 pixéis, quatro vezes superior ao formato Full HD tradicional. Esta série integra o processador Hexa Processing Engine PRO que, combinado com um processador de imagem avançado e um sistema de atualização da imagem, maximiza a qualidade da imagem, quer seja em formatos 4K originais ou de menor qualidade. Estes modelos integram, ainda, um sistema de iluminação posterior de 2000Hz (Back Light Scanning, BLS) e um processador inteligente de criação de fotogramas 4K, que garantem uma imagem nítida mesmo em situações de acções mais rápidas.

panasonic-ax800-4k-tv

Já o sistema Local Dimming PRO da AX800 oferece grandes resultados no contraste da imagem, dando lugar a imagens com muito detalhe, tanto nas zonas brancas como nas mais escuras.

A nova Smart TV 4K da Panasonic inclui a mais recente conexão HDMI 2.0, compatível com o protocolo High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) 2.2, que permite uma transmissão eficaz do conteúdo 4K com muitas mais imagens por segundo. Assim, este modelo é compatível com sinais de entrada até 60 imagens por segundo. A AX800 também inclui um terminal DisplayPort que transmite sinal 4K a 50/60p sem redução da cor nem aparição de frame rate.

Gravadores Blu-Ray

Nos modelos gravadores Blu-ray BWT745 e BWT640 e no leitor BDT360, a função de upscaling analisa a cor e a luminosidade de cada pixel, melhorando o sinal de entrada para gerar uma imagem 4K de grande qualidade, quatro vezes superior ao Full HD. O processamento de croma adaptativo gera uma imagem com uma resolução elevada de cor, mostrando as sombras e os detalhes mais pormenorizados dos filmes e das séries.

DMP-BDT360

Destaca-se como novidade o novo Sistema de Gravação Remota (Remote Recording Service), que permite aos utilizadores controlar os novos gravadores Blu-ray a partir de qualquer lugar. Através de um smartphone, um tablet ou um computador portátil ligados à Internet, é possível programar a gravação no site ou na aplicação do sistema.

Com um tempo de iniciação de aproximadamente um segundo, iniciar qualquer gravação é rápido e fácil. Enquanto vemos conteúdos em direto, a função de rebobinar ao vivo permite aceder ao conteúdo gravado através do controlo remoto. Para além disso, o Sintonizador Duplo HD permite gravar em qualidade HD sem ter que interromper o que os outros membros da família estejam a ver na altura.

Os novos gravadores Blu-Ray também se destacam pela capacidade de gravação em qualidade HD. Assim, ao comprimir a H.264, o BWT745 alcança as 341 horas de gravação em qualidade HM e o BWT640 as 167 horas. Para flexibilizar ao máximo o visionamento de filmes e séries, o modelo BWT745
inclui o sistema Multiroom, que permite enviar um conteúdo audiovisual gravado ou um programa em direto do gravador Blu-ray para qualquer smartphone ou tablet. Com a função Miracast, este modelo permite transferir o conteúdo do dispositivo móvel compatível com o Miracast diretamente para o televisor.

Leitores Blu-Ray

A Panasonic incorpora três novos modelos à sua gama de leitores Blu-ray, o BDT360, o BDT160 e o BD81.

O protagonista da gama é o modelo BDT360, que incorpora up-scaling à resolução 4K e ainda as funções smart para transformar a sua utilização numa experiência intuitiva e flexível. Inclui Wi-Fi e permite-nos navegar pela internet e aceder a todo o tipo de conteúdos da rede através do televisor. Além disso, inclui ainda a tecnologia Miracast. Com o simples pressionar de um botão, as imagens, os vídeos e os jogos dos smartphones e tablets (que incluam um sistema operativo Android 4.2 ou superior) podem ser partilhados.

Panasonic-Blu-ray-BDT360

Já com os modelos BDT160 e BD81, e dispondo de banda larga, também é possível aceder a aplicações na internet de fácil utilização e desfrutar de serviços como o Youtube, o Facebook e o Twitter, entre outros, devido à sua conexão Ethernet incorporada ou à conexão sem fios providenciada por um acessório opcional.

Câmara mãos-livres

A Panasonic apresentou hoje a vídeo câmara mãos-livres A500, a primeira do mundo que grava em qualidade 4K a 25p. Para além disso, e resistente ao pó e à água até três metros de profundidade, durante 30 minutos.

panasonic-820x420

A A500 é constituída por uma unidade operativa de, aproximadamente, 119g de peso que se conecta através de um cabo à objetiva, de apenas 31g, o que a torna muito leve e cómoda de levar para qualquer atividade desportiva, além de facilitar o manuseamento e a gravação.

Comparando com a sua antecessora, a A100, a A500 inclui um novo monitor LCD de 1,5 polegadas na unidade operativa. Assim sendo, os utilizadores podem agora rever as imagens ao mesmo tempo que estão a gravar.

Outra das principais novidades do novo modelo é a incorporação da tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita a conexão Wi-Fi com smartphones e tablets. Desta forma, através da Panasonic Image App, o utilizador pode gravar e editar o vídeo de forma remota, partilhar as suas gravações nas redes sociais e emiti-las em direto através do UStream.

Apesar de se tratar de uma vídeo câmara compacta e leve, a A500 oferece resultados de altíssima qualidade, inclusive quando grava imagens de alta velocidade. Graças ao novo processador de imagem inteligente Crystal Engine Pro+, a A500 grava em 4K a 25 frames por segundo, oferecendo uma qualidade
quatro vezes superior à da Full HD.

Sistemas de Som

Ao apresentar três novos modelos, a Panasonic amplia a sua gama de som de sistemas estéreo compactos com os HC39, HC29 e HC19.

O HC39, o modelo mais completo do lançamento, inclui a segunda geração da tecnologia LincsD-Amp, que minimiza a perda de dados e a criação de ruído para evitar a perda da qualidade do som.

Panasonic-HC39

Também incorpora sistemas que eliminam as vibrações indesejadas, oferecendo um som grave com a mínima distorção possível. Foi aumentado o peso do diafragma de sistema de redução dupla para se conseguirem vibrações mais lineares, obtendo-se assim um som potente e consistente.

Graças à sua ligação Bluetooth, tanto o HC39 como o HC29 oferecem a possibilidade de controlar e reproduzir a música através de wireless a partir de smartphones, tablets ou computadores portáteis.

A Panasonic lançou também a micro PM250, um modelo com amplificação digital e sinal de saída de 20W para uma reprodução de vídeo de alta qualidade. Com conexão USB, este modelo destaca-se ainda pela sua conectividade sem fios Bluetooth re-master que garante que não há perda de qualidade quando se partilha a música sem cabos.

Duas novas barras de som e uma soundbox

Compactas e montáveis na parede, as novas barras de som incluem uma base triangular que não só consegue que o som seja mais dinâmico mas que oferecem um design inovador e elegante para os consumidores que procuram o melhor design para as suas casas. Além disso, o painel superior inclinado proporciona um espaço adicional que permite a colocação de colunas grandes.

Panasonic-SC-HTB580_01

Como novidade também se destaca a renovação da função de conexão compatível com televisores, leitores de Blu-ray, leitores de DVD ou Smartphones. O HTB580 destaca-se ainda por incorporar um subwoofer sem fios, de maneira que permite colocá-lo na posição que se desejar.

Este modelo também inclui a função Diálogo Modo-Claro, uma inovadora tecnologia com a qual se tem a sensação de que o som sai do centro do aparelho e não por baixo, como nos outros dispositivos, para que se consiga um ambiente muito mais realista.

Também dispõe de conexão NFC (Near Field Communication), que facilita a conexão Bluetooth com um Smartphone compatível, uma vez que esta se estabelece simplesmente com o passar do dispositivo à frente da zona de conexão, eliminando a necessidade de ter que se navegar por diversos filtros para
realizar os ajustes.

A nova sound box, por sua vez, oferece um som de alta qualidade melhorada devido aos dois subwoofers integrados e à dinâmica de graves, que agora inclui a tecnologia de processamento de som H.Bass.

A sound box também inclui a função de Diálogo Modo-Claro. O utilizador pode, igualmente, usufruir de novas funcionalidades de conectividade inteligente. A ligação HDMI faz com que a instalação seja mais simples.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.