Após o final da popular feira de jogos nos Estados Unidos, a Electronic Entertainment Expo, é tempo de balanço e analisando os principais lançamentos facilmente depreendemos que vamos ter novos Blockbusters no campo dos jogos, gaming baseado na cloud que vai chegar às smart TVs e ainda diversas inovações por parte dos fabricantes das consolas.

Novos Blockbusters

O Halo 4 vê o muito aguardado regresso de Master Chief, ao mesmo tempo que vão lançadas as sequelas de outros franchises muito populares como Resident Evil 6, Call of Duty Black Ops II, e Tom Clancy’s Splinter Cell: Blacklist. Para alem disso teremos Lara Croft de volta para a delicia de todos os fãs a série.

No mundo do desporto os jogadores podem-se preparar para um novo FIFA 2013 e Madden NFL 2013.

Os possuidores de uma Playstation 3 têm também motivos para ficarem atentos ao mundo dos jogos, especialmente com o aparecimento de The Last of Us, um jogo de combate pós-apocalíptico com uma inteligência artificial impressionante, bem como Beyond: Two Souls, um triller psicológico desenvolvido pela mesma equipa responsável por Heavy Rain.

A Sony também apresentou o resultado de uma colaboração com o criador de Harry Potter, JK Rowling que terá a imprescindível utilização do periférico Wonderbook PS3, PlaySation Move e PlayStation Eye.

PlayStation Mobile, Xbox SmartGlass e Nintendo Wii U

Durante a sua apresentação, a Sony informou os convidados que a PlayStation Suite se vai passar a chamar PlayStation Mobile e que estará aberto a fabricantes externos de Android. A HTC será o primeiro a produzir dispositivos certificados PlayStation.

Mas esta divulgação foi ofuscada pela apresentação da Microsoft que consistiu num conjunto de funcionalidades para a XBOX que apostando na convergência vai juntar Televisão, musica e navegação na web.

O Xbox SmartGlass, uma nova aplicação vai permitir aos utilizadores ligarem um telefone, tablet ou PC baseado no Windows 8 à XBOX 360, enquanto o Xbox Music com os seus canais de conteúdos variados e o desenvolvimento de um Internet Explorer para a XBOX a vai transformar num verdadeiro centro de entretenimento.

À medida que as consolas em casa se tornam mais avançadas, a Nintendo apresentou o Wii U GamePad e assim sendo vamos dizer-lhe as principais novidades.

Novas formas de jogar: Com a televisão e o Wii U GamePad a funcionarem como dois ecrãs integrados, a Wii U cria possibilidades únicas de jogo, permitindo uma “jogabilidade assimétrica” em que cada jogador pode ter diferentes objectivos, desafios e perspectivas dentro da mesma experiência de jogo partilhada.

Miiverse: O Miiverse é um novo sistema de comunicação em rede que permite aos jogadores de todo o mundo partilharem experiências, discutirem jogos e descobrirem novos conteúdos. Usando o seu Mii personalizado, poderá entrar no Miiverse e ver jogos, aplicações e conteúdos de entretenimento com os quais tenha interagido recentemente, nos quais tenha manifestado interesse ou os quais os seus amigos estejam a usar ou a debater. A partir daqui poderá desafiar outros jogadores para jogarem em conjunto, fazer uma pergunta sobre um nível de dificuldade ou descobrir novos elementos dos seus jogos preferidos que possa desconhecer. Após o alcance de um feito notável ou outro momento digno de ser partilhado, poderá pausar o jogo ou a aplicação e publicar mensagens na comunidade Miiverse.

Comando Wii U GamePad: Para além dos já anunciados ecrã tátil e controlos por movimento, o Wii U GamePad foi redesenhado e melhorado desde a sua revelação, na E3 do ano passado. O novo comando oferecer-lhe-á dois manípulos de controlo analógicos e poderá ser usado como controlo remoto para o seu televisor, mesmo quando a Wii U estiver desligada. A Nintendo anunciou também que irá disponibilizar o comando Wii U Pro como acessório separado.

Compatibilidade com a Wii: Todos os jogos para a Wii são compatíveis com a Wii U, com a qual poderá também utilizar os comandos existentes para a Wii.

Smart TVs com jogos baseados na cloud

Apesar de na E3 terem sido anunciadas muitas novidades no campo das consolas, não foram esquecidas as televisões e os jogos baseados na cloud.

A Samsung e a Gaikai juntaram-se para disponibilizarem o Samsung Cloud Gaming, um serviço baseado na cloud que estará disponível para as smart TVs Samsung LED 7000. A LG vai seguir o mesmo caminho com a OnLive para trazer o cloud gaming para os dispositivos LG G2 Google TV.

Estes novos serviços vão trazer para os utilizadores diversos jogos com muita qualidade, exactamente da mesma forma como se estivessem a ser executados numa consola. Tudo o que os jogadores vão necessitar é de um gamepad e de uma boa ligação à Internet.

Os possuidores de televisão LG G2 que acederem aos jogos Online vão ter alguns serviços à escolha como o MultiView, em que podem ver os jogos dos seus amigos e conversar com eles.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.