As novas placas gráficas Intel não suportam CPUs AMD!

Caso não saiba, a Intel anunciou oficialmente a sua primeira gama de placas gráficas dedicadas no passado dia 26 de janeiro. Placas essas que irão integrar sistemas pré-montados de empresas parceiras (OEMs).

Em suma, isto é histórico, porque esta é a primeira linha de placas gráficas dedicadas vindas das mãos da Intel em quase 22 anos.

Porém, a Intel Iris Xe para desktop irá precisar de uma UEFI BIOS especial para funcionar. O que pelos vistos, retira da equação todas as plataformas AMD já lançadas no mercado. Ou seja, as novas placas gráficas Intel apenas funcionam com CPUs Intel.



As novas placas gráficas Intel não suportam CPUs AMD!

gráficas Intel não suportam

Portanto, a nova placa gráfica Intel Iris Xe-HPG é baseada no GPU DG1. Um produto de entrada de gama, que conta apenas com 80 Unidades de Execução (640 Shading Units). Ou seja, não é um produto pensado para rivalizar com a AMD e NVIDIA, nem com as consolas de nova geração.

Muito resumidamente, a linha Iris Xe está pensada para dar vida a sistemas mais simples de baixo consumo de energia e principalmente de baixo custo. Ou seja, mundo empresarial, ou sistemas domésticos de entretenimento. Situações em que não é necessário sistemas de alto desempenho.

Entretanto, a Intel vai continuar a lançar mais e mais placas, com o GPU DG2 a ser mais virado para o mundo dos videojogos. Assim, a ideia da Intel é aproveitar as fragilidades atuais da AMD e NVIDIA, que não estão a conseguir ir de encontro à procura do mercado. (E já anunciaram que não o vão conseguir fazer na primeira metade do ano de 2021!)

Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é que estas placas apenas irão ser compatíveis apenas com processadores Coffee Lake-S e Comet Lake-S. Ou seja, vão ser incompatíveis com sistemas AMD. Ora leia:

“As placas gráficas Iris Xe serão compatíveis exclusivamente com placas mãe Intel de 9ª geração (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S) e placas-mãe Intel® B460, H410, B365 e H310C. Essas placas-mãe necessitam de uma BIOS especial para suportar os gráficos Intel Iris Xe, de modo que as placas de vídeo serão incompatíveis com outros sistemas.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub