Inicio Especiais As novas armas da ESET no combate ao malware

As novas armas da ESET no combate ao malware

A ESET lançou recentemente as novas versões do ESET Smart Security e do ESET NOD32 Antivirus num evento que levou a imprensa a mar alto. De forma informal foram abordadas algumas das características que distinguem a nova versão destas soluções de segurança, nomeadamente o baixo impacto no sistema e a elevada capacidade de análise, potenciada pela presença de tecnologias que garantem a remoção das ameaças mais persistentes.

Segundo Nuno Mendes, Director Geral da WhiteHat que distribui as soluções ESET em Portugal, a sétima versão “reforça a protecção para novas e sofisticadas formas de malware mantendo o melhor equilíbrio entre a eficácia de detecção e baixo impacto nos computadores”.

Para lidar com as ameaças que estão cada vez mais eficazes e avançadas, a ESET apostou em três novas funcionalidades:

Bloqueador de Exploits – Permite bloquear formas de ataque que foram concebidas para escaparem á detecção efectuada pelas soluções antivirus. Elimina lockscreens e ransomware (o comum vírus da PSP) e protege os utilizadores de ataques a browsers web, leitores PDF entre outras aplicações.

Análise avançada de memória – Permite a detecção melhorada de malware persistente que utiliza diversas camadas de encriptação de modo a passar despercebido.

Escudo contra vulnerabilidades –  Protege todas as comunicações ao bloquear os ataques que tentam explorar as vulnerabilidades das redes.

Para além destas três características principais, a ESET aproveitou o lançamento da nova versão para proceder ainda a alterações aos mecanismos já existentes:

Melhorias no ESET Live Installer — Permite um menor número de passos para uma instalação mais rápida e analisa o sistema à procura de malware. Caso seja detectada algum vírus disponibliza uma aplicação especial para o mesmo.

Anti-Roubo Expandido — A interface web do ESET Anti-Roubo está agora integrada com outros serviços disponíveis online e garante a segurança de todos os dispositivos.

ESET Social Media Scanner Melhorado com Centro de Segurança — Protege as suas contas em redes sociais, revela o nível de acesso das aplicações aos seus dados e ajuda a proteger as suas informações pessoais no Facebook e Twitter.

Sistema de Remoção Especializado — Ajuda a detectar e a remover malware complexo que não pode ser limpo utilizando mecanismos e processos mais comuns.

Firewall Melhorada — O escudo de vulnerabilidades bloqueia fragilidades conhecidas na rede.

Sistema HIPS Melhorado — A Análise Avançada de Memória melhora a detecção de malware fortemente encriptado. O Bloqueador de Exploits analisa aplicações legítimas que possam conter exploits e bloqueia-as no caso de serem detectadas actividades suspeitas.

Assistente Passo-a-Passo para Regras de Dispositivos — Facilita a criação de regras que permitem proteger o utilizador de ameaças que possam estar presentes em sistemas de armazenamento USB, smartphones  e CDs/DVDs.

A nova aposta da ESET destinada a utilizadores particulares com sistemas operativos Windows é constituída por duas soluções – ESET Smart Security e ESET NOD32 Antivirus. A grande diferença destas duas soluções está relacionada com as funcionalidades oferecidas.

De um modo geral, o ESET NOD32 Antivirus que aposta mais nas características de antivírus e antispyware é a opção ideal, por exemplo, para jogadores pelo quase inexistente impacto no sistema. Pode ser também a aposta ideal para quem usa o computador apenas dentro de casa. Ja o ESET Smart Security com sistema antiroubo e firewall pessoal está especialmente indicado para o uso em mobilidade, especialmente quando se utilizam diversas redes públicas, em locais variados, como cafés, aeroportos, etc. Se tem filhos é também uma boa opção, considerando o controlo parental integrado.

No diz respeito a preços o ESET Smart Security está disponivel por 34.99€ e o ESET NOD32 Antivirus por 24.99€. Os estudantes universitários pagam apenas metade deste valor, mediante apresentação de um cartão válido.

Estas soluções são compatíveis com sistemas operativos Microsoft, do XP ao 8.1, passando pelo 8, 7, Vista e ainda Home Server.

A instalação

A solução que recebemos por parte da ESET para teste, neste caso o ESET Smart Security, é bastante simples de instalar. Se não está habituado a estas andanças nas próximas linhas dizemos-lhe como o fazer.

1. Clique em http://www.eset.com/pt/download/home/detail/family/5/?installer#online e posteriormente carregue no botão descarregar. Deverá optar por executar o ficheiro assim que o download estiver terminado.

 

2. Na janela que surgir alusiva à instalação do ESET Smart Security dê um clique em avançar.

 

3. A versão adequada ao seu computador (32/64 bit) será automaticamente seleccionada e descarregada.

 

3. Na janela do acordo de licença clique em Eu Aceito.

 

4. No que diz respeito ao ESET Live Grid coloque um visto em Sim, desejo participar. Active também a detecção de aplicações potencialmente não desejadas para que fique mais seguro.

 

5. Aguarde enquanto o processo de instalação decorre.

 

6. Logo após a instalação se for detectada uma ligação de rede será exibida uma notificação permitindo a configuração de uma zona confiável. A notificação Nova conexão de rede detectada mostra a subrede local definida na configuração de sistema do computador. Essas opções afectam somente a visibilidade do seu computador na rede local, não na Internet.

Existem dois modos de acesso disponíveis: Rede pública e Rede doméstica / profissional.

Deverá seleccionar rede pública se não pretende partilhar pastas ou impressoras e quer que o computador fique invisível na rede a que está ligado. É especialmente útil se estiver a utilizar uma rede sem fios pública.

Por outro lado, deverá seleccionar rede doméstica ou profissional se pretende partilhar à posteriori pastas ou ficheiros e pretende que o computador fique visível na rede.

 

7. Após esta configuração resta-lhe activar o produto. Se tiver adquirido o produto em caixa deverá seleccionar a opção Ativar usando uma Chave de ativação e seguir as instrucções mostradas no ecrã. Se possuir uma licença electrónica deverá escolher Ativar utilizando um Usuário e Senha. Se pretende testar apenas o produto durante 30 dias escolha Ativar licença de avaliação. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

CoD: Cold War a 4K e 120FPS nas consolas? Parece que sim!

Quando parecia que os 4K@120FPS eram apenas uma promessa que nunca seria cumprida, eis que a Activision mete os jogadores em sentido, ao lançar...

OnePlus 8T: o primeiro smartphone não Pixel com Android 11!

A OnePlus está a mudar algumas estratégias e isto nota-se, não só com o lançamento do OnePlus Nord, como também numa alteração que fez...

(Sondagem) Ecrã ou bateria? O que prefere num smartphone?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30

Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas... No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades,...

PS5 e Xbox Series X vão sofrer com o armazenamento!

PS5 e Xbox Series X - As consolas de nova geração estão prestes a chegar às prateleiras! Afinal de contas, já conhecemos as datas...