Connect with us

Ciência

As Mudanças climáticas vão acabar com a cerveja!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Os glaciares podem estar a derreter, centenas de animais podem correr o risco de extinção nas próximas décadas, e os recifes de corais podem muito bem ver a ser algo do passado… Mas, pelo menos podemos assistir a tudo isto com uma cerveja na mão, não é? Provavelmente não…

Um novo estudo, publicado pela ‘Nature Plants’, estimou que uma seca extrema, e ondas de calor provocadas pelas mudanças climáticas, podem afetar severamente a produção desta bebida. Como consequência disto mesmo, vamos assistir a stocks reduzidos, uma grande queda no consumo, e claro, um aumento astronómico no preço.

Investigadores estimam que se nada for feito, as mudanças climáticas poderão ter o efeito de baixar o consumi até 16%, isto até que o preço aumente para o dobro. Aliás, mesmo em cenários um pouco menos extremos, o consumo irá baixar 4% e o preço irá aumentar cerca de 15%.

cerveja

O professor Dabo Guan, da ‘University of East Anglia’, disse:

“Vários tipos de comidas vão ter um corte na produção, como por exemplo, a cevada.

Apenas uma pequena fração de cevada de alta qualidade é usada na produção de cerveja, cerca de 17%. O resto é usado para alimentar animais no campo. Pois bem, é esta cevada de alta qualidade, que mais irá sofrer com as mudanças climáticas.”


Para perceber isto, os investigadores analisaram o impacto de eventos climáticos extremos, devido às mudanças climáticas em curso, em campos de cevada de 34 regiões diferentes.

Os cientistas passam muito tempo a estudar como é que os efeitos climáticos afetam as colheitas. (O que é normal, afinal de contas, temos de comer alguma coisa.)

E assim estimaram, que as mudanças climáticas podem causar cerca de meio milhão de mortes, devido a escassez de comida até 2050. Nomeadamente em populações de países em desenvolvimento.

Em suma, enquanto que a escassez de cerveja é um problema bem menos desastroso… As mudanças climáticas não ficar apenas pela cevada! E se nada for feito, escassez de comida a nível mundial por muito bem ser uma realidade.

“Quando as mudanças climáticas chegarem a sério… As populações mais pobres dos países em desenvolvimento, vão ser as mais afetadas. Devido a problemas na produção ou obtenção de comida. Nos países desenvolvidos, podemos experienciar ‘alguma fome’, mas dificilmente o estilo de vida será significativamente afetado.”

Fonte

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android4 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android5 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto6 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware7 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware8 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android9 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android11 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções12 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...