As disquetes ainda têm algum tipo de uso em 2020?

Para sistema novos… Claro que não! Mas outros sistemas mais antigos que não possam ser substituídos por uma razão ou outra, certamente que sim.

As disquetes ainda têm algum tipo de uso em 2020?

disquetes

Portanto, apesar de não ser algo comum de se ver nos dias que correm, ainda existem muitos programas e dados armazenados em disquetes, e por isso, temos muito boa gente por aí com leitores de disquete em computadores de vários tipos.

Além disso, temos muitos entusiastas de computadores antigos que adoram a nostalgia das disquetes usadas, o que faz com que tenham valor (nem que seja sentimental). Curiosamente, num mundo mais prático, muitos programas baseados em disquetes são protegidos contra cópia (especialmente jogos) e, por isso mesmo, muitos só podem ser usados ​​no estado original.

Mas o seu uso real está na indústria, onde ainda existem centenas de milhares de equipamentos fabricados antes do aparecimento do bluetooth, USB, ou até CDs! E por isso, dependem de disquetes, que eram tecnologia de ponta na época. Caso não saiba, estes equipamentos têm uma vida útil de 30~40 anos, e quem investiu não quer obviamente substituí-los antes do seu tempo, já que continuam funcionando bem. Devido a todas estas razões, sim! As disquetes continuam a ter a sua utilidade.


Sabe o que é uma disquete? Qual era o tamanho original do formato?

Hoje em dia já não usamos DVDs nem CDs. Aliás, pessoalmente já nem uso pens USB nos meus computadores a não ser que precise de instalar o Windows! Mas ainda me lembro de ser ‘puto’ e ter de ir à papelaria da escola comprar disquetes para gravar trabalhos de grupo na sala de informática. Bons velhos tempos, em que o pessoal em vez de jogar Fortnite, PUBG ou League of Legends, via os vídeos do Dr. Vitominas até cair para o lado a rir.



Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também