Alerta: as alterações no Google que tem de fazer já!

Os ataques não param de aumentar e os nossos dados nunca estiveram tanto em perigo. É por esse motivo que temos de configurar tudo aquilo que utilizamos da melhor forma possível para não termos surpresa. Assim há algumas alterações no Google que tem de fazer já para evitar más notícias. É que a gigante dos motores de busca, devido a todos os serviços, junta muitas informações sobre nós que não podem mesmo cair nas mãos erradas.

Alerta: as alterações no Google que tem de fazer já!

Ativar a autenticação de dois fatores

Vamos começar com algo que todos os que têm uma conta Google devem fazer. Ativar a autenticação de dois fatores. Isto é uma coisa simples de se fazer, mas adiciona uma importante camada extra de segurança à sua conta.

alterações no Google

Quando ativa esta função terá de confirmar que está a iniciar sessão introduzindo um texto que recebe através de SMS ou confirmar o início de sessão na app Google. Também pode fazê-lo através de uma chamada telefónica.

Pode ver como ativar este sistema aqui.

- Advertisement -

Proteger os dados da sua atividade no Google

Provavelmente sabe que o Google regista muitas das atividades quando utiliza os seus produtos. Esta informação está disponível para consulta em activity.google.com. No entanto não quer que qualquer pessoa a veja.

A boa notícia é que pode proteger a sua atividade do Google com uma palavra-passe. Dessa forma, mesmo que alguém tenha acesso à sua conta google, precisará de uma password extra para ver estes dados.

Isto é algo muito simples de se fazer.

Basta ir a activity.google.com e à frente de O Google protege a sua privacidade e segurança dar um clique em Gerir a validação de a minha atividade.

alterações no Google

Entretanto na janela que surgir temos de escolher a opção Exigir validação adicional e introduzir uma palavra-passe. Depois é só darmos um clique em Guardar.

Sabia que sempre que diz “Ok Google” e utiliza um comando de voz, a Google mantém uma gravação áudio do mesmo? É verdade, e pode ouvi-los todas na página “Web & App Activity” para a sua conta.

Se não gostar, pode apagar manualmente as gravações ou desligar a opção de gravação.

Para isso tem de visitar esta página tirar o visto de Incluir atividade de voz e de áudio.

alterações no Google

Gerir as apps que estão ligadas à nossa conta Google

Ter uma conta google torna fácil iniciar sessão nas apps e websites que suportam o login do Google. O problema é que estes serviços vão-se acumulando ao longo do tempo, e provavelmente já não utilizamos alguns deles. Dito isto devemos auditar regularmente quais os serviços que têm acesso à conta.

Para este feito basta seguirmos esta ligação e verificarmos quais as apps de terceiros com acesso à conta.

alterações no Google

Verificar os dispositivos integrados com a nossa conta

Para além disso também é boa ideia verificarmos os dispositivos que temos associados à nossa conta Google. É que alguns podem já não fazer parte do nosso ecossistema porque os emprestámos a alguém e isto representa um risco de segurança. Para fazermos essa verificação basta olharmos para a secção os seus dispositivos.

Ative a navegação melhorada

Se tiver uma conta no Google, há boas hipóteses de também utilizar o Google Chrome. Pode tornar a sua navegação mais segura, ative o modo de navegação segura melhorada.

A “Navegação Segura Melhorada” baseia-se na função “Navegação Segura” com algumas ferramentas adicionais. Assim o Chrome partilha mais dados de navegação com a Google, o que permite que as avaliações de ameaças sejam mais precisas e proativas.

Com estas alterações no Google vai conseguir estar online com muito mais segurança.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.