Armazenamento SSD já baixou 30%. (Preço vai baixar mais!)

Toda a tecnologia encareceu de forma absolutamente incrível durante os anos de pandemia. Porquê? Porque a procura excedeu, e bem, a oferta existente. Daí a crise de chips! As linhas de produção não conseguiam dar vazão à procura dos consumidores.

Pois bem, com o regresso à normalidade, e inflação galopante em todo o mundo, a procura caiu para níveis mínimos. O que significa isto para os chips? Bem, estão a amontoar-se nas linhas de produção, e armazéns das grandes fabricantes. Aliás, o efeito é ainda maior do que aquilo que poderá pensar, porque para fazer face à procura recorde dos últimos anos (2020~2022), as grandes fabricantes investiram forte e feio num aumento de produção a sério. Por isso, mesmo após algumas reduções na capacidade de produção, a verdade é que nenhuma fabricante sabe o que fazer.

Bem… Até sabem! A única solução a baixar preços!

Armazenamento SSD já baixou 30%. (Preço vai baixar mais!)

ssd, ssds

Portanto, verdade seja dita, nem todos os chips estão a sofrer deste novo fenómeno. Porém, no mundo da memória (chips NAND Flash para armazenamento SSD e chips DRAM para memória RAM), as coisas estão mesmo complicadas para as fabricantes. É exatamente por isso que os preços já baixaram 30%, e até ao fim do ano, é bem provável que baixem outros 30%.

- Advertisement -

Isto é especialmente notório no mundo do armazenamento SSD, com drives de 1TB agora disponíveis por ~50€ (exemplo). Drives que não quebram recorde de velocidade, mas também não mesmo nada más. Aliás, este efeito de queda de preço é obviamente mais proeminente nas gamas mais baixas, com as fabricantes agora a apostarem tudo o que têm nos SSDs PCIe 4.0 e 5.0, para manterem as margens altas.

Em suma, comprar um SSD é agora um mimo, e vai ficar ainda melhor nos próximos tempos. Precisa de armazenamento bom, rápido e barato? É ficar atento!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.