ARM é o futuro? A AMD não tem medo do que aí vem

A AMD tem feito um tremendo sucesso no mundo da computação, nomeadamente na parte dos processadores x86. Aliás, podemos dizer que após quase uma década de basicamente ser uma sombra do que já tinha sido outrora, a AMD está agora a encostar a Intel à parede! Com processadores Ryzen realmente poderosos, e realmente capazes de empurrar o mundo da computação para a frente.

Afinal de contas, a Intel andou a “limitar” o mundo do processamento durante anos, apostando em chips quad-core super baratos de produzir, quando o mercado já pedia inovação, e claro, mais performance. Quem “safou a coisa”? Foi a AMD com os seus primeiros CPUs Ryzen baseados na arquitetura Zen.

Dito tudo isto, a AMD está muito bem no mundo x86! No entanto, isto não significa que não esteja pronta para mudar completamente a sua estratégia de mercado. Ao fim ao cabo, o ARM parece estar a ganhar cada vez mais importância, e eventualmente, tanto a Intel como a AMD vão ter de começar a olhar para este mundo.

ARM é o futuro? A AMD não tem medo do que aí vem

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, o atual CFO da AMD (Devinder Kumar) comentou recentemente a postura da empresa relativamente à possibilidade de o futuro estar assente na arquitetura ARM. Ora leia:

  • “A AMD está pronta a produzir chips Arm, caso exista esse tipo de procura no mercado.”

Esta afirmação foi feita na conferência Deutsche Bank Technology, da semana passada, no seguimento da afirmação da CEO da AMD, a Dra. Lisa Su, que por sua vez também já tinha confirmado o desenvolvimento de chips ARM nos laboratórios da empresa.

No entanto, também parece óbvio que a AMD está um pouco à espera daquilo que vai acontecer com a aquisição da ARM por parte da NVIDIA. É que ou muito me engano, ou se por acaso isso acontecer, muitas das empresas que estão a apostar plenamente na arquitetura ARM, irão mudar os seus objetivos de uma forma extremamente rápida.

Como é o caso da Apple, que recentemente fez um all-in gigantesco na tecnologia, e claro, já veio dizer que se caso for necessário, está pronta a adotar outro tipo de tecnologia, como é a arquitetura RISC.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será o ARM o futuro para a AMD e para a Intel? Ou o x86 ainda tem muito “sumo” para dar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados