Inicio Android Ark OS? Afinal o nome do sistema operativo da Huawei era outro!

Ark OS? Afinal o nome do sistema operativo da Huawei era outro!

A Huawei já confirmou que está a trabalhar no seu próprio sistema operativo. De facto, será uma espécie de salva-vidas para o caso de deixarem de poder utilizar o sistema operativo Android. A propósito disto têm chegado muitos nomes à Internet. Primeiro tinhamos falado de HongMeng OS que ganhou muito força nos tempos iniciais. Depois o nome global deste sistema operativo passou a ser Ark OS. Agora parece que a versão internacional do novo SO da Huawei terá outro nome. Será exatamente Oak OS como foi revelado pelo site Globaltimes.

Ark OS?

Atenção que isto não significa que o nome HongMeng vai ficar de fora. De facto, este será o nome utilizado na China. No entanto fora deste país será então o Oak OS.

Como nasceram os primeiros rumores do Ark OS? 

Bem, os rumores surgiram quando alguns registos da Huawei na União Europeia abordaram este nome. De facto, esta marca foi registada. Para além disso, o compilador da Huawei chama-se Ark Compiler. Assim isto levou as pessoas a especular que o próximo sistema operativo poderia ser de facto o Ark OS.

Mas afinal o nome é outro

Se a fonte que passou as informações ao Globaltimes estiver correcta, então o agora denominado Oak OS já está a ser testado de forma intensiva. Assim, o lançamento deverá ocorrer entre Agosto e Setembro. Esta será a altura em que os 90 dias dados por Trump chegam ao fim.

Ark OS?

Os Estados Unidos têm estado a colocar na lista negra diversas empresas chinesas ao longo dos últimos meses. Apesar de poder afetar estes fabricantes a curto prazo, a longo prazo será mau para todos. De facto, a Google até já avisou o governo norte-americano para os potenciais desafios ao nível de segurança caso a Huawei seja banida.

Em simultâneo, a Google também já veio a público afirmar que se a Huawei tiver de lançar o seu próprio sistema operativo baseado em Android, será menos seguro que a versão da Google.

Seja como for, o Huawei Oak OS até pode vir a ter o potencial de substituir o sistema operativo Android que está presente noutros equipamentos chineses. É que a Huawei não será a primeira vítima de Trump e para o caso de outros fabricantes serem afetados (como aconteceu com a ZTE que a meu ver nunca mais foi a mesma) é necessário existir uma alternativa.

Os próximos meses serão sem dúvida interessantes para o mercado de smartphones. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

MediaTek prepara novos chipsets de topo e assusta concorrentes!

A MediaTek é muito conhecida! No entanto não tem a fama de uma Qualcomm. De facto, nunca conseguiu arranjar forma de competir no segmento...

Drone mostra novo sistema de condução da Tesla a funcionar!

Chegou um novo vídeo à Internet filmado por um Drone que revela o novo sistema de condução da Tesla a funcionar. Apesar de ainda...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...