Estamos em Agosto, está um calor que dói, e como tal, temos muito boa gente fechada em casa (ou no escritório) debaixo do ar condicionado. Mas, dito tudo isto, de certeza que já te aconteceu andares na rua, e do nada, tens de andar a fugir dos pingos que vão caíndo dos prédios. Aliás, ainda ontem, vinha do café, e levei com um pingo desses mesmo no meio da testa.
Esta água vem do ar-condicionado, e não é nenhum defeito. É suposto acontecer. (O problema é que muitas pessoas não direcionam as mangueiras de forma… Bem… Civil.)
Ar Condicionado pinga água. Sabe porquê?
Portanto, se já reparaste numa mangueira a pingar água vinda do ar condicionado, não é nenhum defeito. Essa água, chamada condensado, é simplesmente a humidade do ar a ser retirada durante o processo de refrigeração.
Como se forma essa água?
Quando o ar quente e húmido da sala passa pelas serpentinas frias do ar condicionado, acontece o mesmo que quando tiras uma garrafa gelada do frigorífico e ela “sua”. Ou seja, o vapor de água presente no ar condensa-se, passando de gás a líquido.
O ciclo é simples:
- O ar é puxado e passa por serpentinas muito frias.
- Condensação – a humidade do ar transforma-se em pequenas gotas de água.
- Drenagem – o aparelho recolhe essa água e encaminha-a através de uma mangueira para fora, normalmente para a rua.
Para onde vai a água
Normalmente, essa água é conduzida até um ralo, para o exterior ou para um recipiente coletor. Não é própria para beber, mas pode ter alguns usos, como regar plantas (desde que não fique parada muito tempo) ou para limpeza.
Conclusão
Em suma, é a própria humidade do ar que está a sair. O ar condicionado não “cria” água, apenas retira a que já estava no ambiente à sua volta.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.