Inicio Android Apps perigosas com 3 milhões de downloads imitam o Chrome

Apps perigosas com 3 milhões de downloads imitam o Chrome

Na semana passada, a Google anunciou que se ia unir às empresas de segurança ESET, Lookout e Zimperium para criar a App Defense Alliance. Lembramos que esta aliança ainda não tinha sido anunciada quando 49 novas apps de adware foram listadas pela primeira vez na Google Play Store e que se faziam passar por jogos e apps de câmera. Descobertas pela Trend Micro, estas 49 apps perigosas foram descarregadas mais de 3 milhões de vezes.

Apps perigosas com 3 milhões de downloads imitam o Chrome

Agora há mais informações acerca destas ameaças para Android e como funcionam, por isso tenha muito cuidado.

Apps perigosas

Estas apps que essencialmente consistem em adware ocultam os seus ícones, tornando-os quase impossíveis de desinstalar. Posteriormente mostram diversos anúncios completos no smartphone da vítima. A única forma de fechar os anúncios que estão sempre a surgir é pressionar o botão Voltar ou o botão Home. Sabe-se agora que o atalho da aplicação que se pensava escondido, afinal estava disfarçado como browser Chrome. Até usa o mesmo ícone e tudo.

Entretanto, quando se toca no mesmo, ele cria vários atalhos na página inicial que mostram um anúncio de página inteira quando selecionado. Escusado será dizer que todos esses anúncios esgotam rapidamente a memória de um smartphone. E mesmo que o dispositivo esteja com pouca memória, ele vai continuar a mostrar anúncios até que seja praticamente impossível utilizar o aparelho. Entretanto, a exclusão dos ícones de atalho não vai excluir a aplicação. A única forma de o remover é aceder às configurações do smartphone, abrir as configurações, as aplicações, encontrar a app e excluí-lo.

Se por algum motivo não conseguia detetar em que app parecia estar esta ameaça, agora já sabe.

Entretanto estas aplicações já desapareceram da Play Store e não foi só a Google a perceber que estas aplicações são maliciosas, nem a firma de segurança que as descobriu. Nos comentários às apps podia ler-se coisas como: “Lixo, por favor, não descarregue esta aplicação. São apenas anúncios, só isso, nada mais”. Outro relata que “… os anúncios continuam a aparecer.” Um terceiro afirma que: “Não encontrei nada útil e os anúncios estavam em todo o lado”.

De facto quando vemos uma aplicação com comentários como este mais vale ficarmos longe. Infelizmente este não é caso único e há muito mais aplicações do género espalhadas por aí! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...