Não há falta de aplicações no mercado para comunicar. No entanto, existem muitas diferenças entre elas. Umas são mais seguras e outras menos. Mas afinal quais as aplicações de mensagens que fornecem mais informações às autoridades? Esta é uma questão que é muitas vezes colocada pelos utilizadores. A propósito disto chegou um documento à Internet que revela a quantidade de dados que as autoridades conseguem obter de cada aplicação. Mas há outras informações interessantes. Foi também revelado quais as apps que fornecem dados das conversas às autoridades e aquelas que não o fazem. Para alguns pode ser uma surpresa!
Reveladas as apps que dão os dados das conversas às autoridades
As publicações Rolling Stone e Property of the People deitaram a mão a um documento do FBI que pode ser visto abaixo e que revela o tipo de informações que podem ser obtidas através das apps de conversação. Logo à partida há uma conclusão interessante. O WhatsApp e o iMessage são as que fornecem mais informações.
No caso do FBI, o WhatsApp, iMessage e Line podem fornecer os conteúdos das mensagens em resposta a um pedido do FBI. Por outro lado, o Signal, Telegram, Threema, Viber, WeChat e Wickr não entregam o conteúdo das mensagens.
Mas afinal que dados são fornecidos?
Bem, de uma forma geral o WhatsApp dá apenas alguns dados básicos sobre a pessoa. No entanto, caso exista um mandato, é possível que as autoridades tenham acesso a todos os contacts dessa pessoa. Para além disso, e em determinadas circunstâncias, o WhatsApp até pode enviar a fonte e o destinatário das mensagens a cada 15 minutos. No entanto, parece que o conteúdo não é partilhado. Mas há outra forma de se aceder às conversas.
Utiliza um iPhone e as mensagens do WhatsApp estão na iCloud? Então o FBI tem acesso ao conteúdo das mensagens. É que a Apple é obrigada a entregar a chave de encriptação da iCloud caso exista um mandato.
Entretanto o iMessage começa por fornecer apenas dados básicos como o WhatsApp. No entanto, e caso exista um mandato, as autoridades podem ter acesso ao backup do dispositivo em questão. Isto caso a pessoa tenha as cópias de segurança armazenadas no iCloud.
Os serviços que menos dados revelam
O Telegram e o Signal são dois serviços que têm mais limitações ao nível dos dados que entregam. De facto, o Telegram não dá quaisquer conversas às autoridades nem informações sobre os contactos. Ainda assim e no caso de terrorismo podem fornecer endereços IP e os telefones das pessoas em questão.
O Signal também não revela o conteúdo das mensagens. No entanto, pode fornecer a data e a hora em que um utilizador se registou no serviço.
A maioria destas informações não são novas. No entanto este documento compara muito bem as diferentes plataformas. Esta informação acaba por ser muito importante, por exemplo, para os jornalistas, leaks e fontes.