Apps com mais privacidade que o WhatsApp. Conheça!

No que toca a mensagens, é certo e inquestionável que o WhatsApp é a “app” mais utilizada em todo o mundo! Mas relativamente à privacidade dos nossos conteúdos, será que é a mais segura?

Afinal de contas, já passaram alguns anos desde que o WhatsApp foi adquirido pelo gigante Facebook, sendo a partir daí que começaram a surgir algumas dúvidas relativas à privacidade das nossas mensagens. O que claro está, deixou os utilizadores que levam a segurança de dados a sério, muito preocupados. Esta preocupação vem do facto da empresa Facebook ser bem conhecida por diversas falhas no que toca à segurança, o que já deu origem a várias fugas de informações. Isto já para não falar da utilização e venda dos dados privados dos utilizadores.

No entanto, a “app” WhatsApp diz ser uma “app” à parte cujo serviço proporcionado para mensagens é seguro. Contudo, dado que o Facebook já anunciou que pretende fundir as funções de mensagem do Facebook Messenger, do WhatsApp e do Instagram, de modo a que seja possível trocar mensagens entre a diferentes aplicações do ecossistema, a história no que toca a segurança e privacidade pode já não ser a mesma.

Assim, mencionamos em seguida algumas falhas do WhatsApp bem como algumas aplicações concorrentes que prometem preservar (acima de tudo) a privacidade dos seus utilizadores.

Afinal, sendo o WhatsApp pertencente ao Facebook, existe uma troca de dados entre as diferentes empresas da Gigante das Redes Sociais, sendo que o Facebook e restantes empresas da família podem usar as nossas informações para fins de marketing como para melhoria da experiência dos utilizadores. Posto isto se quer ter privacidade total conheça as seguintes “apps”.

  • Signal

Esta “app” funciona em todos os sistemas móveis, e conta com uma robusta criptografia dos seus dados. Afinal, todas as suas mensagens são criptografadas, e quem as pode visualizar é apenas o seu destinatário. É uma “app” de fácil utilização, que além da troca de mensagens permite chamadas de voz e de vídeo. Também tem versão para PC.

Esta aplicação também permite apagar mensagens ficando o destinatário também sem acesso a estas, o que de certa forma permite utilizar a tática que eu designo de falar calado.

  • Threema

Esta é das que mais privacidade promete aos seus utilizadores, visto que guarda os contactos e informações no “smartphone” e não na app. Após a entrega das mensagens, esta app apaga as mesmas automaticamente (Se quiser). Também permite fazer chamadas de uma forma um pouco diferente do habitual, onde é utilizado um ID de 8 dígitos do Threema em vez do contacto telefónico.

Ou seja, como pode ver, privacidade é o que mais se oferece nesta app. Todo o tipo de dados que circulam nesta “app” são totalmente encriptados, nem deixando escapar a encriptação da mensagem de estado.  Sem dúvida parece-me uma excelente alternativa esta “app”. Mas como nada nesta vida é perfeito, esta em relação as restantes é uma app paga, o que deixa muito publico fora do seu  mercado.

  • Wire

Esta app rege-se por leis europeias de retenção de dados. Permitindo a partilha de ecrã, partilha de dados multimédia e ainda um filtro para o áudio. Tem uma vantagem comparativa as anteriormente faladas, que é a possibilidade de sincronizar vários dispositivos à mesma conta. Esta app permite definir o período em que as mensagens ficam retidas, sendo após esse período excluídas.

  • Telegram:

Outra app com o mesmo efeito do WhatsApp, e já muito conhecida pelo mundo é o Telegram, sendo que é a app para onde a grande maioria dos utilizadores do WhatsApp está a migrar.

O Telegram é uma app que funciona com armazenamento na nuvem. Igualmente ao WhatsApp, o sinal desta app é duplo, o que permite ver quando a outra pessoa recebeu a mensagem. Relativamente às mensagens e às chamadas, a aplicação também trata da sua total encriptação. Além de tudo isto, se quiser, após um certo período, as mensagens são excluídas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
João Sousa
Desde cedo sempre procurei estar a par das novidades tecnológicas acabando por seguir carreira na vertente das tecnologias. Conhecer o estado da arte atual nas diferentes tecnologias preenchem os meus dias pois gosto de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!