Cuidado com as apps ChatGPT para Windows e Android!

Nunca se falou tanto de inteligência artificial e do ChatGPT como agora. De facto, a popularidade dos sistemas inteligentes com quem podemos conversar está em alta. Escusado será dizer que quando há tanto buzz à volta de uma questão surgem logo os aproveitadores de serviço. Assim estão a surgir por toda a Internet apps ChatGPT para Windows e Android. O problema é que são falsas na maioria dos casos e podem mesmo deixar os utilizadores em perigo!

Cuidado com as apps ChatGPT para Windows e Android!

É inegável que o ChatGPT ganhou imensa força desde seu lançamento em novembro de 2022, tornando-se na app com o crescimento mais rápido na história moderna, com mais de 100 milhões de utilizadores até janeiro de 2023. Aliás foi esta popularidade que levou a OpenAI a acelerar o desenvolvimento e até a lançar uma versão paga para quem não quer ter quaisquer restrições de disponibilidade.

Isto criou condições para que os criminosos explorassem a popularidade da ferramenta, prometendo acesso ininterrupto e gratuito ao ChatGPT premium. As ofertas são muitas e o objetivo é atrair os utilizadores para a instalação de malware ou para a recolha de dados pessoais.

Cuidado com as apps ChatGPT para Windows e Android!

O investigador de segurança Dominic Alvieri foi um dos primeiros a notar um desses exemplos. Assim criaram o endereço “chat-gpt-pc.online” para infetar visitantes e roubarem informações. O engodo era o download de um cliente para Windows do ChatGPT sem limitações como refere o site Bleeping Computer.

- Advertisement -

Esse site foi promovido por uma página do Facebook que até utilizava logotipos oficiais do ChatGPT para enganar os utilizadores que eram redirecionados para o site malicioso.

Cuidado com as apps ChatGPT para Windows e Android!

Entretanto este investigador também viu apps falsas do ChatGPT a serem promovidas na Google Play Store e lojas de aplicações Android de terceiros.

Cuidado com as apps ChatGPT para Windows e Android!

A propósito disto os investigadores da empresa de segurança Cyble publicaram um relatório relevante onde apresentam descobertas adicionais sobre a campanha de distribuição de malware descoberta por Alvieri, bem como outras operações maliciosas que exploram a popularidade do ChatGPT.

Há vários domínios perigosos ativos, páginas para roubar dados de cartões de créditos e mais de 50 apps falsas. Ou seja, um verdadeiro perigo.

Essas ameaças escondem vários perigos. Uns vão nos fazer gastar balúrdios em SMS e outras conseguem roubar o registo de chamadas, listas de contactos, SMS e ficheiros do dispositivo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.