Para muitas pessoas, o destino final dos aparelhos eletrónicos usados é o mercado de segunda mão. No entanto, quando se avariam, normalmente acabam no lixo. Dito isto, este projeto apostou numa abordagem diferente. Assim o Apple Watch foi transformado num relógio mecânico normal.
Apple Watch foi transformado num relógio normal!
Enquanto os smartwatches podem durar, no máximo, alguns anos, os relógios mecânicos são peças que podem ficar a funcionar durante muito mais tempo e nunca estão obsoletos. Com isso em mente, o NanoRobotGeek no YouTube pegou num Apple Watch Series 1 (o original) e optou por transformá-lo em um relógio mecânico de verdade usando um movimento de relógio Seiko NH38, a estrutura e as braceletes do Apple Watch e outras peças diversas.
O resultado? Um smartwatch que já não é inteligente, mas que pode continuar a funcionar durante mais alguns anos. Claro que, sendo um relógio real, o máximo que pode fazer é ver as horas. Mas está totalmente funcional e, para ser justo, também tem muito estilo.
Não é nenhum Rolex, mas mantém a essência do Apple Watch e nem sequer tem de se preocupar com a duração da bateria.
Entretanto e já que falamos do Apple Watch eis que há uma novidade interessante. A atualização do watchOS 10 vai trazer widgets para o Apple Watch que serão controlados através da Digital Crown do relógio. E com o Smart Stack, os widgets do Apple Watch serão agrupados com base na agenda típica do utilizador. Por exemplo, quando o utilizador do Apple Watch se levanta logo pela manhã, o widget do tempo estará no topo da pilha. Entretanto o widget do calendário poderá passar a estar no topo quando se aproxima um compromisso previamente registado. Mas há mais uma grande novidade que permite poupar a sua vista no watchOS 10 se tiver um Apple Watch Ultra.
O relógio da Apple vai poupar a sua vista no watchOS 10!
Outra funcionalidade interessante que o watchOS 10 vai trazer ao Apple Watch Ultra premium é o Modo noturno automático. Utilizando o sensor de luz ambiente, o relógio saberá quando os níveis de luz são suficientemente baixos para justificar a ativação automática do Modo Noturno. Neste modo, o Apple Watch Ultra remove a luz azul que afeta negativamente os seus olhos, cansando-os, e torna toda a interface vermelha e preta para a tornar mais visível à noite e menos irritante para os seus olhos.
Neste momento, o Modo Noturno ativa-se manualmente, passando para o ecrã que mostra elevações, coordenadas de localização e muito mais. Quando ele estiver no relógio, rode a Digital Crown para ativar o Modo noturno e rode-a para o outro lado para o desativar. Mais uma vez, com o watchOS 10, o Apple Watch Ultra utilizará os sensores de luz ambiente para determinar se deve ativar a funcionalidade automaticamente.
É importante notar que a função Modo Noturno funciona apenas com o mostrador do relógio Wayfinder no relógio da Apple. Assim se o deseja usar manual ou automaticamente, precisará ter este mostrador do relógio selecionado.
Entretanto neste momento não se sabe se a ativação do Modo Noturno Automático será a configuração padrão da nova versão do sistema operativo no Apple Watch Ultra, embora provavelmente deva ser. Isso porque habilitar o Modo Noturno no watchOS 10 no smartwatch premium da Apple pode ser mais trabalhoso, já que girar a Coroa Digital nessa versão controlará os novos widgets.