Apple vai ter IA já em 2024. Mas vai ser local!

Como estamos fartos de dizer, a Apple está um bocadinho atrasada a apanhar o comboio da Inteligência Artificial no mundo mobile. Porém, isso não significa que a gigante Norte-Americana não esteja interessada em comprar um bilhete para se meter em uma qualquer carruagem desta giganteca locomotiva.

Afinal, a Apple sempre gostou de adotar algumas tecnologias mais tarde, para perceber tudo aquilo que é feito de bom, e claro, de mau. É por isso que a IA vai chegar ao iPhone em 2024 com o iOS 18.

Porém, vai ser um pouco diferente.

Apple vai ter IA já em 2024. Mas vai ser local!

Portanto, apesar de sabermos que as coisas estão em desenvolvimento, a realidade é que a Apple ainda não oferece qualquer tipo de funcionalidade baseada em IA. O que a mete atrás da Google, da Samsung, e também da OpenAI que anda muito amiga da Microsoft.

Porém, tudo indica que as coisas vão começar a mudar com o iOS 18, aquilo que é uma Apple pronta a implementar LLMs a correr localmente no iPhone, ou no iPad. Ou seja, a ideia é ter um motor de IA local, sem ajuda de servidores na nuvem. Algo interessante… Porque… Segundo aquilo que sabemos, ainda não existe forma de processar grandes funcionalidades de IA a nível local, com a tecnologia atual.

Isto também é um pouco preocupante, porque vai implicar um aumento agressivo da memória RAM nos novos iPhone, e vai muito provavelmente deixar quem tem um iPhone mais antigo sem acesso às novas tecnologias.

No fundo é uma situação com vantagens e desvantagens.

Processamento local significa que vai tudo acontecer de forma muito mais rápida, e segura, porque os dados não têm de ser enviados para servidores, e posteriormente recebidos a partir de uma ligação à Internet.

Porém, também é mau, porque processamento local significa que apenas os modelos mais recentes do iPhone vão ter esta capacidade. Aliás, existe até a real possibilidade de até a gama iPhone 15 ficar de fora, por não ter “sumo” suficiente para esta funcionalidade. IA na Cloud significa que qualquer aparelho pode ter acesso, como podemos ver nas gamas de aparelhos Galaxy S da Samsung, com o Galaxy AI a chegar aos aparelhos de 2022, como é o caso do Galaxy S22.

Bem, vamos ter de esperar para ver como é que isto vai correr. Mas num mundo em que a longevidade interessa, isto pode ser um tiro no pé da Apple.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.