Apple vai entrar na febre da Inteligência Artificial? É provável!

Nos últimos anos muitos fabricantes de smartphones têm vindo a melhorar as câmaras dos seus smartphones com o poder da inteligência artificial. No entanto, muitas vezes é difícil distinguir se realmente essas funcionalidades são reais ou são manobras de marketing. Até agora a Apple têm-se mantido longe desta febre, embora as câmaras do iPhone tenham algo muito semelhante.

da Inteligência

No entanto, a Apple não tem nada equivalente ao Google Lens ou ao Bixby Vision. No entanto, isto pode mudar em breve. A Inteligência Artificial pode ter uma palavra a dizer. 

Aparentemente a Apple adquiriu várias patentes de uma empresa que está agora inativa e que se chama Lighthouse. A Lighthouse desenvolveu uma câmara de segurança doméstica com funcionalidades de IA que pode detectar e reconhecer diferentes elementos da família e animais de estimação. A ideia é otimizar as notificações e, é claro, melhorar a segurança.

da Inteligência

As patentes abrangem uma ampla variedade de aplicações.

Uma diz respeito a um método e sistema para autenticação visual. Outra diz respeito a um método e sistema para usar a emissão de luz através de uma câmara com deteção de profundidade para capturar imagens de vídeo sob condições de pouca luz”.

- Advertisement -

Há muitas utilizações que a Apple pode dar a essas tecnologias de inteligência artificial e não só. 

Embora já tenha o famoso FaceID, a tecnologia da Lighthouse pode levar a Apple a outro patamar. Já viu o que seri analisar uma sala inteira em vez do rosto de uma pessoa só?

Entretanto, com os rumores mais recentes de que os iPhones de 2019 terão um sensor Time-of-Flight como parte do módulo principal da câmara, é possível que as novas patentes tenham sido compradas para melhorar as funcionalidades que as acompanha. Em alternativa, a Apple pode querer usar os algoritmos de reconhecimento de objetos da Lighthouse para adicionar uma funcionalidade alimentada por IA aos seus iPhones ou apenas melhorar a Siri.

Claro que estas tecnologias também podem ser utilizadas num novo produto. Lembramo-nos, por exemplo, de óculos de realidade aumentada da Apple. 

O que sabemos é que Tim Cook afirmou que os futuros produtos da Apple vão “impressionar”. Resta agora saber se estas novidades serão essenciais para isso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.