Apple vai entrar na febre da Inteligência Artificial? É provável!


Por em

Nos últimos anos muitos fabricantes de smartphones têm vindo a melhorar as câmaras dos seus smartphones com o poder da inteligência artificial. No entanto, muitas vezes é difícil distinguir se realmente essas funcionalidades são reais ou são manobras de marketing. Até agora a Apple têm-se mantido longe desta febre, embora as câmaras do iPhone tenham algo muito semelhante.

da Inteligência

No entanto, a Apple não tem nada equivalente ao Google Lens ou ao Bixby Vision. No entanto, isto pode mudar em breve. A Inteligência Artificial pode ter uma palavra a dizer. 

Aparentemente a Apple adquiriu várias patentes de uma empresa que está agora inativa e que se chama Lighthouse. A Lighthouse desenvolveu uma câmara de segurança doméstica com funcionalidades de IA que pode detectar e reconhecer diferentes elementos da família e animais de estimação. A ideia é otimizar as notificações e, é claro, melhorar a segurança.

da Inteligência

As patentes abrangem uma ampla variedade de aplicações.

Uma diz respeito a um método e sistema para autenticação visual. Outra diz respeito a um método e sistema para usar a emissão de luz através de uma câmara com deteção de profundidade para capturar imagens de vídeo sob condições de pouca luz”.

Há muitas utilizações que a Apple pode dar a essas tecnologias de inteligência artificial e não só. 

Embora já tenha o famoso FaceID, a tecnologia da Lighthouse pode levar a Apple a outro patamar. Já viu o que seri analisar uma sala inteira em vez do rosto de uma pessoa só?

Entretanto, com os rumores mais recentes de que os iPhones de 2019 terão um sensor Time-of-Flight como parte do módulo principal da câmara, é possível que as novas patentes tenham sido compradas para melhorar as funcionalidades que as acompanha. Em alternativa, a Apple pode querer usar os algoritmos de reconhecimento de objetos da Lighthouse para adicionar uma funcionalidade alimentada por IA aos seus iPhones ou apenas melhorar a Siri.

Claro que estas tecnologias também podem ser utilizadas num novo produto. Lembramo-nos, por exemplo, de óculos de realidade aumentada da Apple. 

O que sabemos é que Tim Cook afirmou que os futuros produtos da Apple vão “impressionar”. Resta agora saber se estas novidades serão essenciais para isso.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.