Apple só vai ter 3nm no final de 2023, ou início de 2024

Os planos da Apple para aproveitar as vantagens do processo de 3nm nos novos SoC M2 Pro e M2 Max, que entretanto servem como base aos novos portáteis MacBook Pro, saíram furados. Infelizmente, a gigante Norte Americana teve de voltar a contar com os 5nm da TSMC… Contudo, isso não significa que não existam outros planos prontos a aproveitar o potencial das mais recentes linhas da parceira de produção de chips.

Afinal de contas, segundo novas informações, a Apple já está a trabalhar num novo MacBook Air, e num novo iMac, ambos baseados em chips de 3nm, muito provavelmente o M3. Além de tudo isto, é também muito provável que os novos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Ultra sejam baseados em chips de 3nm, de forma a elevar ainda mais o nível de performance do smartphone, e claro, distanciá-los dos modelos não-Pro.

Apple só vai ter 3nm no final de 2023, ou início de 2024

MacBook, Apple

Portanto, pela primeira vez, em muitos anos, a TSMC teve problemas no salto para um novo processo de produção, e claro, quem pagou as favas foi a Apple, que costuma ser uma das primeiras a ter acesso às novidades tecnológicas, e que na verdade, paga muitos e bons dólares para esse privilégio.

Dito tido isto, Gurman do Bloomberg aponta para a utilização destes processadores no final do ano num novo MacBook Air. Ou o mais tardar, no início de 2024. Porém, nós na Leak acreditamos mais na utilização do processo de 3nm logo em Setembro, ou Outubro, na altura do lançamento da nova geração iPhone 15.

Aliás, num mundo perfeito, em que a TSMC não tivesse problemas… O iPhone 14 Pro e Pro Max já deveriam ter um SoC baseado neste mesmo processo. Por isso, os primeiros aparelhos a tirar proveito das linhas mais recentes, e mais evoluídas da TSMC, vão mesmo ser os próximos iPhone super premium.

Entretanto, relativamente às melhorias, é esperado que o processo de 3nm traga um aumento de performance de 15%, e um aumento de eficiência de 30%.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.