A Apple, com o seu iPhone, é de facto muito boa no lado das fotografias. Porém, há muito que deixou de ser a “melhor”. Possivelmente nem nunca chegou a ser. Tal tem sido o nível de inovação e aposta das muitas fabricantes Chinesas dentro do ecossistema Android.
No final do dia, esta coroa apenas lhe pertence no lado do vídeo, onde o iPhone é realmente o melhor smartphone no mercado, tanto no lado da captura, como na forma que estes mesmos vídeos depois aparecem nas redes sociais.
Ou seja, se já sentiste que a câmara do teu iPhone não corresponde ao que devia, não estás sozinho. A fotografia móvel vive hoje no domínio da fotografia computacional, ou seja, no processamento que acontece após a captura da imagem por parte dos sensores. É aqui que os algoritmos decidem automaticamente o que é mais importante na imagem. Infelizmente, por vezes, o resultado não é o mais natural.
Mas a Apple pode estar prestes a mudar o jogo com algo que vai muito além de lentes melhores ou processadores mais rápidos: um sensor de imagem próprio, capaz de ultrapassar até câmaras de cinema profissional.
Um sensor que pode fazer história no mercado?
Segundo um patente registada em julho com o nome “Image Sensor With Stacked Pixels Having High Dynamic Range and Low Noise”, a Apple está a trabalhar num sensor empilhado de três camadas, com mais alcance dinâmico e menos ruído. O objetivo? Melhorar drasticamente a qualidade da imagem, mesmo em condições de luz difíceis.
Além disso, a Apple também se quer separar das restantes fabricantes, que usam todas o mesmo fornecedor de sensores. Quase sempre a Sony.
Aliás, o leaker Fixed Focus Digital afirma que este sensor já está desenvolvido e pronto para testes. Isto significa que a Apple poderá introduzi-lo num iPhone muito em breve, deixando de depender exclusivamente da Sony para esta componente.
Mais controlo e menos dependência!
Com este movimento, a Apple continua o seu caminho para controlar ao máximo o que está dentro do iPhone. Já tem processadores próprios, tem um modem que já faz parte do iPhone 16e, vai lançar o seu modem Wi-Fi no iPhone 17, e agora quer também um sensor de imagem “Made by Apple”.
Se tudo isto se concretizar, o próximo grande motivo para trocar de iPhone pode não ser o design ou a autonomia. Mas sim ter uma experiência totalmente Apple.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!