Inicio Apple Apple retira app da Mac App Store por recolha ilegal de dados

Apple retira app da Mac App Store por recolha ilegal de dados

A Apple retirou uma popular aplicação da Mac App Store após investigadores de segurança descobrirem que a app acedia ao histórico dos utilizadores e enviava estes e outros dados para servidores remotos.

Antes da sua remoção pela Apple, a app, designada Adware Doctor, era a quarta aplicação paga mais popular na loja e a app paga líder na categoria “utilitários”. Ela era promovida enquanto ferramenta indicada para o aumento da segurança e privacidade dos utilizadores, prometendo evitar que malware e ficheiros maliciosos infetassem o Mac. Adicionalmente, a app anunciava conseguir impedir publicidade do género pop-up de incomodar os utilizadores.

O comportamento ilegal da app foi revelado num vídeo proof-of-concept de uma pessoa investigadora de segurança que dá pelo nome de utilizador de Privacy 1st no Twitter. As suas descobertas foram mais tarde confirmadas e descritas por outro investigador, Patrick Wardle, nesta publicação.

Quando executada pela primeira vez, a app pedia ao utilizador permissão para aceder ao diretório home do sistema e a todos os sub-diretórios e ficheiros abaixo dele. Apesar de não ser uma solicitação incomum, a app Adware Doctor ia além do que seria expectado. Entre outras coisas, a app criava um arquivo protegido por palavra-passe chamado history.zip que continha o histórico dos utilizadores de browsers como o Safari, Chrome e Firefox. Regularmente, o ficheiro era transmitido para servidores que pareciam estar localizados na China, o país de origem dos responsáveis pela aplicação.

Outros dados enviados sem a permissão dos utilizadores incluíam uma listagem de processos em execução na máquina e histórico das pesquisas dos utilizadores na Mac App Store.

Antes de ser retirada da loja, a app recebeu milhares de reviews positivas, que lhe valeram uma classificação quase perfeita de 4.8 estrelas. A autenticidade da classificação é, no entanto, questionável.

A Adware Doctor era vendida por 4,99 dólares e anunciava estar na loja em desconto relativamente ao seu preço habitual de 14,99 dólares. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

La Casa de Papel: Já sabemos qual o destino de “Rio”! Curioso?

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries espanholas mais vistas e adoradas em todo o mundo. E apesar da sua...

WhatsApp vai mudar e recebe cinco grande novidades!

Ninguém dispensa o WhatsApp. De facto, é das aplicações mais utilizadas em todo o mundo, e curiosamente, vejo pessoas de todas as idades a...

Galaxy S20 Fan Edition: leak final revela as informações oficiais!

O Galaxy S20 Fan Edition vai ser apresentado oficialmente num novo evento Galaxy Unpacked que terá lugar a 23 de Setembro. No entanto e...

Xiaomi Mi 10T: leak revela mais informações do caça-gigantes

O Mi 10T tem sido muito falado na Internet. De facto, já vimos renderizações e até supostas listagens de especificações. No entanto, o preço...

WhatsApp Web vai receber uma grande novidade!

Podemos usar o WhatsApp de duas formas. Ou no smartphone, ou através do computador, graças ao WhatsApp Web. Seja como for, o que é...