Apple regista patente que impede a gravação de vídeos em eventos


Por em

A Apple está a trabalhar numa tecnologia que permite desativar a camara de smartphones quando o utilizador está em eventos, impedindo-o assim de gravar vídeos ou tirar fotografias.

A tecnologia foi revelada esta semana quando a Apple recebeu a aprovação do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos respeitante a uma patente que foi pedida em 2009, relacionada com as câmaras dos seus smartphones e a interação dos aparelhos com sinais infravermelhos.

 

Segundo explicou a “Pitchfork“, ” em alguns casos, o aparelho pode usar os dados de infravermelho para mostrar ao utilizador informações relacionadas a um objeto próximo, como uma obra exposta num museu. Noutros casos usaria a tecnologia para desativar determinadas funcionalidades de gravação do aparelho. Num exemplo apresentado, aa patente revela uma imagem que demonstra uma banda a tocar no palco enquanto o ecrã da camara apresenta o texto de “Gravação desativada”


Esta tecnologia pode ser extremamente relevante para quem defende com “unhas e dentes” as leis que protegem os direitos de autor, assim como podem, de certa forma, melhorar a experiencia de visualização de um espetáculo ao vivo…

 

Apesar de ainda não estar em funcionamento, poderemos estar perante uma tecnologia que pode impedir, em breve, que vídeos de concertos não autorizados cheguem às redes sociais…

 

De notar que, anualmente, a Apple (e outras empresas) registam dezenas patentes não querendo assim dizer que tal venha ser posta em prática…

 

Contactada sobre esta noticia, a Apple não se apresentou disponível a comentar o assunto.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Build 14379 do Windows 10 é disponibilizada pela Microsoft

Uber e Cabify devem ficar legalizados em Portugal depois do verão

Seguinte