Apple queria usar modems Qualcomm… Mas esta não deixou?


Por em

A Apple veio dizer publicamente, que queria utilizar modems Qualcomm nos seus iPhone XS, XS Max e XR… Mas a Qualcomm recusou vender os chips, devido a todos os problemas que estão agora em tribunal. “No fim de tudo, eles não nos apoiariam ou venderiam os seus chips“, disse o CFO da Apple, Jeff Williams.

Assim, a Apple viu-se obrigada a utilizar modems Intel

modems Qualcomm

A Qualcomm está atualmente em tribunal, sendo acusada de práticas monopolistas, pedindo taxas exageradas de royalties, e recusando licenciar as suas tecnologias a outros fabricantes…

Enquanto no início, parecia que a Apple tinha abandonado a Qualcomm para apostar exclusivamente na tecnologia Intel, para se vingar da Qualcomm bem como para promover a competitividade no meio… Parece que as coisas não foram bem assim! Aparentemente, a empresa de Cupertino queria modems dos dois fabricantes, e apenas se virou 100% para a Intel quando a Qualcomm se recusou a vender.

No entanto, infelizmente, parece que a dependência da Apple na Intel, poderá atrasar o lançamento de um iPhone 5G!

Afinal de contas, os primeiros modems 5G da Intel, deverão chegar ao mercado, apenas em 2020… Além disto, os chips LTE da Intel são também notoriamente mais lentos que os da Qualcomm. (Quando a Apple produzia iPhone com modems de ambas as marcas, tinha sempre de ‘capar’ os modelos com modem Qualcomm.)

A Apple também revelou quanto pagava por unidade, à Qualcomm… 7.5$! O que aparentemente, é 5x mais do que seria normal. Mas como a empresa precisava dos componentes, não existiam várias opções em cima da mesa, a não ser pagar.

modems Qualcomm

No fundo, este conflito começou em 2017, quando a Apple processou a Qualcomm pela primeira vez! Devido a termos de licenciamento injustos.

Posteriormente, a Qualcomm também contra-atacou, dizendo que a Apple estava a infringir as suas patentes, e partilhar informação com a Intel. Assim, em Outubro de 2018, a Qualcomm afirmou que a Apple lhe devia cerca de 7 mil milhões de dólares em royalties.

Como já deve saber, se acompanha a Leak.pt, a Qualcomm já levou esta a luta a tribunais internacionais! Aliás, já conseguiu bloquear a venda de alguns modelos mais antigos do iPhone, na Alemanha e China.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.