Provavelmente já nem se lembra, mas a Apple teve um projeto “Titan” onde se tentou desenvolver um carro próprio autónomo. Infelizmente, esse carro nunca saiu da garagem. Porém, isso não significa que não seja possível tentar ir buscar algum do investimento feito.
Apple quer reciclar tecnologia do carro autónomo na Fórmula 1!
Ao que tudo indica, a Apple afundou cerca de 10 mil milhões de dólares no Project Titan. Um valor que, a confirmar-se o cancelamento do projeto, é dinheiro perdido. Mas, segundo novas informações, a empresa está a explorar uma parceria com a Fórmula 1 para equipar os carros com câmaras de alta performance desenvolvidas em Cupertino.
O objetivo de tudo isto?
Hoje em dia já é possível ter uma visão muito boa de tudo aquilo que se passa dentro e fora de um carro de F1
Mas, a “nova” ideia passa por melhorar drasticamente as transmissões dentro do cockpit dos carros, substituindo o equipamento atual por módulos personalizados com lentes e sensores da Apple. De facto, a verdade é que esta colaboração nem seria propriamente nova: a Apple já tinha desenvolvido um protótipo para a F1, com sensor de iPhone, chip da série A, iOS com firmware modificado e estabilização reforçada, tudo criado de raiz para resistir a vibrações extremas.
Com esta tecnologia, as imagens transmitidas a partir dos carros podiam passar a ter resolução superior, mais fluidez e até rotação em tempo real, permitindo ver diferentes ângulos do cockpit ou da pista durante a corrida.
Tudo isto só é possível porque, apesar do fim do Project Titan, a Apple ficou com um arsenal de tecnologia automóvel que agora pode ser reaproveitado noutras áreas.
Como é óbvio, aplicar câmaras de topo num desporto de alta velocidade parece uma forma engenhosa (e bastante visível) de dar uso ao investimento. Especialmente porque a F1 está com um nível de popularidade nunca antes visto, e como tal, isto vai ter um profundo impacto naquilo que a Apple pode fazer no futuro.
Ainda não se sabe em que fase está esta possível parceria com a F1. Mas se avançar, pode ser um dos maiores exemplos de como um projeto falhado pode dar origem a algo totalmente diferente e útil. Neste caso, não vamos ver um carro da Apple a competir… mas talvez vejamos o mundo da competição com os olhos da Apple.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Queres ver a Apple mais “por dentro” do circo da F1? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!