Apple quer dividir o iPhone? estranho, mas pode fazer sentido

Em 2025 ainda vai ser tudo igual, com a novidade de que o modelo Plus desaparece para dar espaço ao iPhone 17 Air. Mas, a partir de 2026, o tradicional lançamento de setembro pode ter os seus dias contados.

Algo que acho muito estranho, porque até aqui, este lançamento único foi sempre uma vantagem para a Apple, sendo algo que até obrigou as rivais a mudarem a sua calendarização. Mas, num mundo que de facto está a mudar, pode fazer algum sentido.

Apple quer dividir o iPhone? estranho, mas pode fazer sentido

iphone 17 air é fino... tão fino que chega a envergonhar o s25 edge!

Portanto, segundo algumas fontes fidedignas como Ming-Chi Kuo e Wayne Ma, a Apple está a planear dividir a apresentação dos iPhones 18 em dois momentos distintos. Tal e qual como a Samsung também faz com as suas duas gamas de topo.

Porém, a estratégia não vai ser exatamente igual à da Samsung. A Apple vai anunciar e lançar modelos topo de gama no outono, seguidos de modelos mais acessíveis na primavera seguinte.

Sim, soa estranho. Mas na prática, esta estratégia pode trazer benefícios reais para todos. Isto tanto para quem compra no lançamento, como para quem espera (ou tem orçamento limitado).

Dois lançamentos diferentes para dois públicos também eles diferentes?

A ideia acaba por ser muito simples. Ou seja, em setembro de 2026, chegam os iPhone 18 Air, 18 Pro, 18 Pro Max e possivelmente o primeiro iPhone dobrável. Depois, em março de 2027, chegam os modelos base: o iPhone 18 e o iPhone 18e.

Desta forma, a Apple garante que quem de facto quer um iPhone novo se vira para os modelos mais poderosos e mais caros (maiores margem), denxaido o iPhone base com o seu próprio lançamento, depois de anos a viver na sombra dos modelos Pro.

Além disso, a separação dos lançamentos pode ajudar a resolver questões de produção. Por exemplo, os ecrãs LTPO de 120Hz nunca chegaram aos iPhones base porque a produção não chegava para todos. Com este novo calendário, Apple pode integrar novas tecnologias mais cedo, sem depender de volumes massivos logo em setembro.

Tudo acaba por ficar mais barato.

Ou seja, no fundo, a Apple não só dá mais primazia aos modelos com mais margem, como também acaba por poupar alguns trocos na produção dos modelos mais baratos.

Preços vão mudar?

Meus amigos, no mundo da tecnologia… Mudar? Só para cima.

Porém, tudo indica que o modelo “e” veio para ficar, e ao contrário dos “SE” antes de si, vai ser um lançamento anual. Por isso, depois do teste com o iPhone 16e, é muito provável que os próximos lançamentos se tornem um pouco mais interessantes, e até mais próximos do iPhone base.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque