Há quem diga que já não vale a pena trocar de iPhone todos os anos, e é verdade. Eu próprio troque de um 16 Pro Max para um 17 Pro, e posso dizer que é a mesma coisa com alguns pózinhos em cima.
Porém, olhando para os números, percebe-se porque é que 2026 pode ser um ano absolutamente decisivo para a Apple. Dois factos simples pintam algo de muito interessante. Especialmente porque pode mudar o mercado. Podemos até dizer que é uma espécie de derradeiro teste para a empresa.
150 milhões de iPhones já não recebem atualizações
Com a chegada do iOS 26, modelos como o iPhone XS e XR ficam de fora. Isso significa que cerca de 150 milhões de dispositivos em todo o mundo já não podem atualizar para o sistema mais recente.
Estamos a falar de 10% de toda a base instalada. Além disso, a idade média de um iPhone ativo já vai nos 6.5 anos. Uma eternidade no mundo da tecnologia.
975 milhões de iPhones não suportam Apple Intelligence
A IA ainda não é aquela “coisa” capaz de mover carteiras, especialmente no lado da Apple que está atrasada. Mas vai ser. Por muitos atrasos que existam, a Apple anda a investir forte e feio na tecnologia.
Dito isto, se o sistema já é um problema, a inteligência artificial é outro ainda maior.
A Apple Intelligence, a grande aposta da marca para competir com a Google e a Samsung, só funciona em iPhones 15 Pro ou superiores. Resultado: 975 milhões de iPhones ficam imediatamente de fora.
Assim, se excluirmos as vendas projetadas da série iPhone 17, o número dispara para 1.17 mil milhões de equipamentos sem acesso às novas funções de IA.
O ano do tudo ou nada?
Perante estes números, é fácil perceber porque é que 2026 está a ser encarado como o ano do super upgrade cycle.
A Apple prepara-se para lançar seis novos modelos: iPhone 17e, iPhone 18 base, iPhone 18 Air, iPhone 18 Pro, Pro Max e ainda o muito aguardado iPhone dobrável. A meta parece ser crescer 10% em envios, chegando perto das 265 milhões de unidades.
O maior número dos últimos anos, visto que em 2024 foram 232 milhões de iPhones enviados para as lojas, e em 2025 é esperado que este número ultrapassa os 240 milhões de smartphones.
Mas… Em 2026 são esparas surpresas.
Mais do que o iPhone!
Não é só de smartphones que se faz este ciclo.
A Apple também trabalha em óculos inteligentes com IA, apontados para 2026, com o objetivo de rivalizar com a Meta num segmento onde, para já, não existe assim tanta concorrência.
Mas, temos de ter em conta que a Apple está encurralada entre uma base de utilizadores envelhecida e a pressão de lançar novidades realmente relevantes. Se o ciclo de upgrades correr como previsto, pode ser um dos maiores da história da empresa. Mas, a correr mal, a Apple pode muito bem perder a “aura” que tem à sua volta, e isso vai obviamente mudar o mercado para todo o sempre.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!