Domingo, Julho 27, 2025

Apple pode recorrer à Intel para os seus chips. TSMC é cara!

Não é novidade para ninguém que a Intel anda numa montanha-russa. Ou seja, depois de várias más notícias sobre o futuro da sua divisão de produção de chips, eis que surge um rumor que pode mudar o jogo… A Apple estará a testar o processo de fabrico Intel 14A para chips futuros da série M.

Sim, aquela Apple que só tem tido olhos para a TSMC, e que até costuma ter exclusividade nas suas novidades, poderá estar a olhar para outros lados.

Apple pode recorrer à Intel para os seus chips. TSMC é cara!

7nm, tsmc, chip, chips, 3nm, 2nm

Segundo o analista Jeff Pu, que tem um bom histórico no que toca a fugas sobre a Apple, a gigante de Cupertino já terá recebido versões iniciais do 14A da Intel, e está a avaliá-lo com muito interesse. Mas não está sozinha! Também a NVIDIA pode estar a considerar este processo para chips de gama mais baixa.

O processo Intel 14A é a próxima grande aposta da marca americana, combinando a segunda geração da arquitetura RibbonFET com a tecnologia PowerDirect, evoluções baseadas no PowerVia que estreou no 18A. A ideia passa por competir de frente em áreas como inteligência artificial e aplicações edge. Onde há cada vez mais procura por soluções eficientes e potentes.

Isto é interessante, porque a Intel está atrasada. Mas… Com investimentos fortes, e algum tempo… Pode mesmo vir a mudar o jogo!

Agora, se a Apple alinhar com a Intel, isto pode ser um verdadeiro abanão no domínio absoluto da TSMC.

intel vai ser vendida!? samsung e apple na fila!

Atualmente, quase todos os grandes nomes da tecnologia dependem da TSMC, o que deixa pouca margem de manobra em questões como preço, capacidade de produção e prazos. Tudo depende daquilo que a TSMC sabe ou quer fazer.

Assim, se a Intel conseguir mostrar capacidade real para fabricar a este nível, pode tornar-se uma alternativa viável e quebrar esse monopólio silencioso.

Como é óbvio, tudo vai depender da capacidade da Intel não só de entregar chips tecnicamente competitivos, mas também em garantir uma cadeia de fornecimento estável e escalável. Coisa que, até agora, tem sido o calcanhar de Aquiles da marca. Se conseguir isso, pode finalmente voltar ao topo do jogo.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também