Apple: Novos iPads, um iMac e o OSX Yosemite

Durante o evento da Apple que decorreu hoje foram apresentadas muitas novidades, de onde se destacam um novo sistema operativo para os Mac, novos iPads e ainda um iMac. Nas próximas linhas detalhamos as principais novidades.

OS X Yosemite – Um novo sistema operativo

O OS X Yosemite tem uma nova interface de utilizador e um “novo visual”, que inclui barras de ferramentas simplificadas, uma interface mais translúcida com mais barras de ferramentas.

yos_1

A Apple também atualizou a dock e deu-lhe um visual mais limpo na versão mais recente do Mac OS X. O mesmo aconteceu com o centro da notificações que também foi actualizado para adicionar mais resumos e informações.

Algumas das aplicações da Apple foram actualizadas e nesta lista incluem-se o Safari, Mail, e mensagens, e uma nova característica principal, o iCloud Drive.

yos_2

O iCloud Drive permite que o utilizador partilhe e sincronize todos os documentos entre o OS X e os dispositivos iOS, significando isto que será capaz de aceder a todos os seus ficheiros e fotos a partir de qualquer dispositivo.

Outra grande novidade no OS X Yosemite é a partilha de recursos, o que por outras palavras, significa que vai ser capaz de fazer e receber chamadas telefónicas directamente no seu Mac utilizando o iPhone.

yos_3

Isto funciona independentemente de onde o iPhone estiver na sua casa, por isso, mesmo que ele esteja noutro quarto a carregar, conseguirá à mesma fazer e receber chamadas directamente a partir do seu Mac, usando seu número de telefone associado ao iPhone.

As Mensagens SMS passam agora a estar disponíveis em todos os dispositivos, e não apenas as iMessages. As mensagens de texto que chegarem através do seu operador poderão agora ser vistas no Mac ou iPad.

Outra nova funcionalidade do OS X Yosemite dá pelo nome de Hands off. Se estiver a trabalhar num documento no seu Mac, ou a visualizar uma página web, será capaz de continuar a trabalhar noutros dispositivos como o iPhone ou iPad, a partir do sítio onde parou no seu Mac.

O OS X Yosemite vem também com uma funcionalidade de Hotspot instantâneo, o que vai permitir que utilize o seu iPhone como um hotspot Wi-Fi sem ter que configurar nada.

iPad Air 2

Para além do sistema operativo, a Apple apontou as luzes da ribalta ao iPad Air 2, que é ainda mais fino que o modelo anterior, tendo apenas 6.1 mm de espessura. Isto significa que este novo tablet é 18% mais fino que o antecessor.

air2_1

Este dispositivo utiliza o processador Apple A8X, sendo 40% mais rápido que o iPad Air e tem ainda mais desempenho a nível gráfico (2.5 vezes mais rápido).

O Air 2 tem uma câmara Apple iSight com 8 megapixéis com uma abertura f/2.4 e tem a capacidade de capturar vídeo Full HD 1080p.

air2_2

Tem ainda presente a tecnologia TouchID da Apple que permite o desbloqueio utilizando impressões digitais, como acontece no iPhone 6, iPhone 6 Plus e iPhone 5S. Virá com o iOS 8.1 e vai suportar Apple Pay. O que é o Apple Pay? Já lá iremos.

Com data de estreia para 24 de Outubro, o iPad Air 2 vai estar disponível com as capacidades de armazenamento de 16, 64 e 128GB. Os preços em dólares começam nos $499.

air2_3
iMac com ecrã retina

A Apple anunciou também um novo iMac com Ecrã Retina que tem, nada mais, nada menos, do que uma resolução 5K, ou seja, sete vezes mais pixéis que um ecrã Full HD 1080p. Isto significa que quem levar o iMac para casa, vai poder deliciar-se com uma resolução de 5120×2880 pixéis.

imac

Este novo computador vai estar disponível com dois processadores diferentes, Intel Core i5 e Intel Core i7, até 4GHz. Vem ainda com tecnologia Thunderbolt 2 e placa gráfica Radeon R9.

Os preços para o iMac de 27 polegadas começam nos 2,499 dólares.

Apple iPad Mini 3

Para além de ter anunciado uma descida nos preços actuais do iPad Air, iPad Mini e iPad Mini 2, a marca da maçã apresentou também o iPad Mini 3, com um ecrã Retina de 7.9 polegadas. Vem com leitor de impressões digitais Touch ID e câmara iSight Camera de 5 megapixéis. Tem conectividade Wireless 802.11n com MIMO.

mini_1

O novo Apple Ipad Mini 3 não teve tanto tempo de antena como o iPad Air 2 e talvez por isso não existam grandes alterações a nível de hardware.

Apple Pay

O Apple Pay pode ser visto como uma espécie de carteira que está dentro do seu smartphone. Este sistema que será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 20 de Outubro, vai permitir fazer pagamentos em lojas físicas, ou efectuar compras online. Tudo é muito simples e na maioria dos casos basta utilizar-se o sistema de identificação biométrica Touch ID do iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!