A Apple sempre foi uma fabricante estranha, que nunca é a primeira a implementar nada, mas é quase sempre a primeira a levar as suas próprias implementações ao extremo. É exatamente por isso que o iPhone 7 viu a entrada para auriculares removida, e também foi por aqui que o MacBook de 2016 chegou ao mercado apenas e só com portas USB-C.
Foi em uma perseguição ao design mais fino, leve e compacto, que a Apple teve uma altura estranha, em que por qualquer razão, quis erradicar os botões físicos da grande maioria dos seus produtos. Com um grandioso plano para o iPhone, onde tudo seria touch, e não existiriam entradas para nada, ou pelo menos quase nada.
Como é que isso está a correr? Bem… Não está!
Apple não queria botões… Agora já quer!?
Portanto, se há coisa que custa a uma empresa de envergadura da Apple, é admitir que estava errada. Especialmente depois de ter perseguido uma filosofia de design extremamente minimalista, como foi aquela que tivemos a oportunidade de ver em vários produtos da sua autoria, ao longo da última década.
Mais concretamente, estamos a falar da “coragem” de remover a entrada para auscultadores no iPhone 7, que por sua vez também implicou nova e renovada coragem para vender earbuds Bluetooth, e claro, auriculares com fios que apenas funcionavam com a entrada lightning do iPhone. Coragem para lançar portáteis tão finos, que apenas poderiam ter portas USB do tipo C, e que além disso chegavam ao mercado com teclados que não duravam mais que um ano, e obrigou a Apple a arranjar de forma gratuita milhares de máquinas ao longo dos anos.
Ah, e também foi preciso coragem para equipar os iPhone 15 e 16 com portas USB-C apenas capazes de oferecer velocidades de transferências USB 2.0, um padrão dos anos 2000.
Dito tudo isto, depois de anos a remover funcionalidades básicas para conseguir chegar ao “design perfeito”… Eis que a Apple parece ter percebido que esse não é o caminho para o futuro.
Por isso, em vez de remover portas e botões, o caminho é agora adicionar “coisas”. É por isso que tivemos o Action Button no ano passado, e em 2024 damos as boas vindas ao Capture Button.
Excelentes notícias!
Sim, ter designs futuristas é obviamente incrível. Mas… Botões são práticos, são simples, e praticamente não nos falham. Sendo exatamente por isso que até as fabricantes de automóveis se estão a afastar dos botões touch e comandos no ecrã. De forma a voltar aos bons e velhos botões a sério.
Carregar em algo, e saber que a coisa vai funcionar… Não tem preço!
Mas, o que pensa sobre tudo aquilo que a Apple anda a fazer e a planear? É este o caminho? Ou é apenas mais do mesmo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.