Gostava de ter um computador Mac ou um portátil Macbook? Eu também! Mas são exageradamente caros, e por isso mesmo, tudo indica que os mais recentes modelos da Apple não estão a ter a saída que deviam, ou que a fabricante esperava.
Isto significa quedas no preço? Não, a Apple prefere produzir menos, a baixar preços.
Apple não está a vender computadores, e agora?
Portanto, segundo alguns relatos vindos da cadeia de fornecimento e distribuição de componentes, a Apple cortou a produção de computadores Mac de forma muito significativa em Janeiro e Fevereiro. Porquê? Porque as vendas caíram a pique!
Os relatos chegam à internet pelas mãos de parceiras mais especializadas no teste e montagem do SoC (Apple M2) no produto final. Algumas destas parceiras afirmam que recebem zero wafers do processador M2 durante os meses já mencionados, o que é estranho, mas compreensível, tal tem sido a baixa procura por computadores em 2023.
Entretanto, a partir de Março, a Apple parece ter aumentado a produção, mas apenas a 50% da capacidade prevista.
Entretanto, caso não saiba, segundo os números relativos ao primeiro trimestre do ano, a Apple reportou uma queda para os 7.74 mil milhões de dólares no departamento Mac, depois de ter chegado aos 10.85 mil milhões no último trimestre de 2022, que na verdade, não foi de todo um trimestre exemplar.
O próprio CEO da Apple, Tim Cook, afirma que o mercado de computadores está a passar por uma fase complicada, com muitos desafios à espreita das fabricantes. A Apple tem obviamente alguma vantagem no campo dos processadores (SoC), mas isso interessa pouco quando os consumidores se estão a proteger de uma potencial, e incrivelmente significativa, nova crise económica global.
Isto também pode significar um adiamento do muito ‘leaked’ MacBook de 12” de nova geração. Afinal, se ninguém compra portáteis, porque haveria a Apple de lançar um novo modelo?
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a queda na procura se deve ao mercado em si, ao exagero de preço que a Apple anda a pedir pelos seus produtos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.